segunda-feira, 21 de maio de 2012

Bote Fé na vida!

No dia 22 de junho, exatamente um ano para a realização da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, a Comissão Episcopal para a Juventude e Site Jovens Conectados, começam a contagem regressiva para a realização do maior evento da juventude católica mundial. No moldes preparatórios do Projeto Bote Fé, o evento será realizado simultaneamente em todas as dioceses do país.
O Bote Fé na Vida trata-se de uma iniciativa que une esporte, evangelização e promoção da JMJ Rio 2013 e a modalidade escolhida para isto foi a corrida de rua, o 2° esporte mais praticado no Brasil.
A Corrida Bote Fé na Vida tem dentre outros objetivos divulgara JMJ, fomentar unidade entre diversas expressões da juventude local diocesana, promover qualidade de vida, despertar o esporte como canal de prevenção a drogas e promoção de saúde, inclusão social e o esporte como forma de evangelização.
Para conhecer mais sobre o iniciativa basta acessar os site da Comissão Episcopal para juventude da CNBB http://www.jovensconectados.com.br
Prepare seu tênis e vamos em rumo a JMJ Rio 2013

RADAR Igreja

CONGRESSO INTERNACIONAL CARITAS
Nos dias 1° e 2 de junho a caritas internacional está organizando um congresso sobre “fome global e segurança alimentar sustentável”, na áustria. Em pauta, todos os desafios que se apresentam para alcançar a segurança alimentar hoje, como as causas crônicas da fome global, o comércio agrícola mundial, os conflitos armados, a eficácia da ajuda ao desenvolvimento, a especulação dos preços dos alimentos, as políticas de grilagem de terras, mudanças climáticas e estilos de vida sustentáveis. O evento contará com a participação de autoridades públicas, eclesiásticas, acadêmicos, jornalistas e representantes da sociedade civil de todo o mundo. Entre eles, o enviado especial da onu e ex-secretário-geral, kofi annan, o presidente da caritas internacional, cardeal oscar andrés rodríguez maradiaga, e o arcebispo de viena, cardeal christoph schönborn.

ESTUDO BÍBLICOS CNBB
A comissão episcopal pastoral bíblico-catequética da cnbb definiu que, no mês da bíblia, em setembro, dos próximos quatro anos (2012-2105), serão estudados os evangelhos de marcos (2012), lucas (2013) e mateus (2014), conforme a sequência do ano litúrgico, completando com o estudo de joão em 2015. Para a comissão o cronograma de estudo está tanto na perspectiva de discípulos missionários e da missão continental, conforme propos a conferência de aparecida, quanto no esforço da nova evangelização proposta pelo papa bento xvi. Neste 2012, será estudado o evangelho de marcos a partir do tema “discípulos missionários a partir do evangelho de marcos” e do lema “coragem! Levanta-te, ele te chama!”  (mc 10,49). O material – livro para aprofundamento e círculos bíblicos- já está pronto e poderá ser adquirido nas edições cnbb.

PATRONOS DA JMJ 2013
Domingo, 27, jovens do mundo inteiro conhecerão os nomes dos patronos e intercessores da jornada mundial da juventude (jmj) rio2013.  Os nomes serão divulgados após a santa missa de pentecostes, presidida pelo presidente do comitê organizador local (col) e arcebispo do rio de janeiro, dom orani joão tempesta, no santuário da penha. O evento de divulgação com vasta programação que começa com a oração do terço, as 14h, na igreja bom jesus da penha. Em seguida, os jovens seguem em procissão até o santuário da penha, onde será celebrada a santa missa.

BOLETIM Ministério de Pregação - Rcc Amapá



Neste domingo, 20/05, a Renovação Carismática Católica do Amapá, através do Ministério de Pregação, promoveu mais uma edição da Escola de Formação para Pregadores. Um iniciativa dentro do planejamento estratégico do Ministério Estadual, o Plano Estadual de Pastoreio - 2012, a formação foi destinada aos pregadores veteranos e aos iniciantes no anúncio do Evangelho. 

Em Macapá:
O Encontro de Formação aconteceu no Colégio Santa Bartolomea Capitânio, no horário de 08hs as 12hsNeste. As formação foram ministradas as formações do Módulo Vocação MInisterial por Bruno Machado e Monica Cristina, coordenadores de Grupos de Oração e membros da comissão de formação do ministério de Pregação estadual. Suas considerações foram, respectivamente: " A Importância da Palavra no Grupo de ORação" e " A Pregação no Grupo de Oração!". Cerca de 40 pregadores participaram deste manhã de formação. No fim do momento, alguns participantes foram enviados em missão para pregarem em outros G.O´s da RCC na Capital como parte da complementação do Módulo e estágio missionário. Os Grupos Cenáculo de Amor ( Fazendinha), Novo Caminho (Igreja Divino Espírito Santo,Muca), Bom Remédios ( Ig. N.S. do Bom Remédio,Renascer), Santíssima Trindade ( Ig. SS. Trindade, Nova Esperança), N. S. das Dores (Ig. N.S. das Dores, Muca) e Ágape (Par. Jesus Bom Samaritano,Zerão) acolherão no próximo mês os alunos pregadores.

Em Santana:
A 2° Edição da Escola de FOrmação de Pregadores aconteceu na Igreja Imaculado coração de Maria. Cerca de 15 pregadores, entre veteranos e novatos, participaram da formação ministrada pelo Coordenador Estadual e Diocesano do MP, Jefferson Souza, e pelo responsavel pelo pastoreio de pregadores santanenses, Elixon da Silva. A turma local também recebeu a formação do Módulo de Vocação Ministerial, refletindo os temas " O Chamado" e " A Importância da Palavra no Grupo de Oração". Após a formação os pregadores foram enviados para pregar e serão supervisionados na prática missionária como pregadores no Grupo de Oração Jesus Misericordioso (Par. N.S. Perpétuo Socorro/Stn).

Plano Estadual de Pastoreio:
Trata-se do Planejamento Estratégico do Ministério de Pregação da RCC Amapá. Visa uma forma mais eficiente de promover a Formação e o Pastoreio através das Comissões de Pastoreio, Missão e Formação.

Grupos de Oração "Laboratórios":
Assim são articulados os Grupos que rotineiramente carecem de pregadores os alunos pregadores veteranos e novatos para exercitarem seu carisma neste Grupos.

Jefferson Souza

Africa pode ser o próximo destino da JMJ



Em julho de 2013 a capital carioca será sede da Jornada Mundial da Juventude no Brasil. O Rio de Janeiro se prepara para receber o que certamente será o maior publico da história da JMJ, estima-se que 5 milhões de peregrinos participem do encontro com Bento XVI com os jovens. 


Grande expectativa que mobiliza a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e toda a Igreja do Brasil. Para viver este momento grandiosíssimo a CNBB reforçou suas estruturas com a Comissão Episcopal da Juventude, liderada por Dom Eduardo Pinheiro e Padre Carlos Sávio. Bem como a mobilização em torno do tema "Evangelização da Juventude" qua ganhará forças através da Campanha da Fraternidade 2013.


Contudo, a JMJ é um evento singular na vida da Igreja. Bento XVI sabe disso! E sabe o significado para a mudança da história (e dos jovens) através de um evento desta dimensão na sede que a recebe. Ao vir para o Brasil, a JMJ retoma ousadamente seu carácter de mostrar ao mundo da força da juventude católica e sua capacidade de transformação da sociedade. Assim foi quando em 1984 da America Latina, em Bueno Aires, João Paulo II dava o primeiro passo para este evento.


Agora ao aproximar-se a JMJ Rio 2013 o Secretário do Pontifício Conselho para a Cultura, dom Barthélemy Adoukonou, natural de Benin, animou a juventude africana a pedir ao Papa Bento XVI uma Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na África. Dom Adoukonou explicou que, depois do Brasil, a África poderia ser o próximo território em acolher os jovens católicos do mundo todo.


A primeira vez que surgiu o tema de uma JMJ africana foi em Rocca di Papa (Roma), durante um encontro celebrado no final de março, entre o comitê organizador da JMJ de Madri 2011 e Rio 2013.


“Faremos tudo o que seja possível para impulsionar a juventude a que peça ao Santo Padre que, se nós somos pulmões da humanidade, por que não ser também pulmões da juventude cristã e africana?” Afirmou o Secretário.


Além disso, Bento XVI durante a viagem apostólica ao Benin, em novembro de 2011, afirmou que a África é o novo continente da esperança, e em numerosas ocasiões indicou que também é o pulmão da humanidade.


“Eu estou muito contente”, afirmou Dom Adoukonou. “É um desafio para futuro. Devemos começar desde já a insistir nisto e convidar o Santo Padre a ter presente a África na próxima escolha”.


Ao ser perguntado sobre o país onde se poderia celebrar o evento, Dom Adoukonou indicou que “se tivesse que escolher, seria em Yamoussoukro, capital da Costa do Marfim, que é onde está a réplica da Basílica de São Pedro do Vaticano”.

Mas sobre a expectativa de quanto jovens estarão presentes na JMJ no Rio de Janeiro, eis o que nos disse o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro. (SP) 




Com Rádio Vaticano


A partir deste domingo, 20, até o próximo, 27, os cristãos de todo o Hemisfério Sul estarão unidos para celebrar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC). Pessoas de várias nacionalidades e culturas refletirão sobre a importância da unidade entre os cristãos.

O tema da SOUC 2012, retirado da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (I Cor 15, 51-58), é “Todos serão transformados pela vitória de Nosso Senhor Jesus Cristo”. Com este tema, o evento pretende ser para os cristãos um convite a ultrapassarem as barreiras que os separam e juntos se transformarem pela vitória de Jesus Cristo.

No Rio de Janeiro, para celebrar a semana, serão realizadas celebrações no Seminário de São José de 22 a 26 de maio. De acordo com a programação oficial, confirmaram presença o reverendo Daniel Rangel, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, o pastor Mozart Noronha, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, o arquimandrita Inácio Alsaygh, da Igreja Ortodoxa Antioquina, e o pastor Bené Gomes, do Ministério Koinonya.

No dia 26 de maio, às 20h, acontecerá a Vigília Ecumênica de Pentecostes, uma noite de oração pela unidade dos cristãos, que será na Paróquia Nossa Senhora de Copacabana, que fica na Rua Hilário de Gouveia, 36. A Vigília será presidida pelo arcebispo da Arquidiocese do Rio, Dom Orani João Tempesta, e contará com a presença de líderes religiosos das igrejas participantes do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs no Rio de Janeiro (Conic-Rio).

Segundo o coordenador da Comissão pelo Ecumenismo e Diálogo Interreligioso da Arquidiocese do Rio, padre Fábio Luiz de Souza, é preciso, como diz o lema do episcopado de Dom Orani, “que todos sejam um”, cultivando e buscando essa unidade para poder, assim, dar ao mundo um testemunho do que Jesus Cristo anunciou: um único reino, um único rebanho em direção ao Pai.

"O Senhor Jesus realmente quer nos dar a vitória que ele conquistou para que nós, derrubando qualquer barreira de separação, possamos dar um verdadeiro testemunho de unidade. Nosso Senhor não deseja separação, mas sim que cada um possa colaborar na caminhada para a unidade", afirmou padre Fábio.

O secretário da Comissão Arquidiocesana pelo Ecumenismo e Diálogo Interreligioso da Arquidiocese do Rio, diácono Nelson Águia, lembrou que a base do ecumenismo é a oração, e, por isso, a realização dessa semana e da vigília é muito importante.

"Todos os papas enfatizaram que não se faz unidade entre os cristãos, não se faz ecumenismo, se antes nós não oramos juntos, pedindo a Deus para que possa nos dar forças para superarmos as nossas divisões. Então, promover uma semana de oração pela unidade é de suma importância", frisou o diácono.

Mais informações sobre a SOUC 2012 no blog: www.semanadeoracaopelaunidade.blogspot.com