quarta-feira, 23 de maio de 2012

Uma novena ao Espírito Santo


Em 1897, o papa Leão XIII decretou que as paróquias de todo o mundo fizessem uma novena ao Espírito Santo, da Ascensão até Pentecostes.
Hoje, aquela novena que foi instituída para ser perpétua já perdeu muito espaço. Mas a necessidade de renovar o mundo é provavelmente mais urgente agora do que em 1897.
Por isso, neste 23 de maio, festa litúrgica da beata Elena Guerra, que a Igreja reconheceu como Apóstola do Espírito Santo, a Renovação Carismática de Bolonha, na Itália, convidou a população local para a exposição e adoração silenciosa do Santíssimo, para a "sarça ardente" animada por dois grupos locais e para a santa missa, como parte do seu Tríduo de Pentecostes.
Fonte: Zenit

Audiência especial da Renovação Carismática com Bento XVI


O Santo Padre Bento XVI concede à Renovação Carismática (RC) uma audiência especial no seu 40º aniversário de fundação na Itália. É um grande presente para os membros do movimento, que, na vigília de Pentecostes, no próximo sábado, se reunirão na Praça de São Pedro para ser recebidos pelo papa.
Milhares de peregrinos de toda a Itália se encontrarão no maior evento deste ano "jubilar" da RC, revivendo os encontros anteriores com os papas Paulo VI e João Paulo II. Às 9 horas da manhã acontece a abertura do evento, com oração, cantos e testemunhos, organizados pelo Comitê Nacional e pelo Serviço Nacional da Música e do Canto da RC.
Às 10h da manhã, em sinal de comunhão com todas as igrejas onde a RC está presente e ativa, será celebrada a missa presidida pelo cardeal Angelo Bagnasco, arcebispo de Gênova e presidente da Conferência Episcopal Italiana. Depois da missa, o Santo Padre chegará à praça para se reunir com os fiéis, que ouvirão as suas palavras de acolhimento. Em nome de todos os membros, o presidente nacional da RC italiana, Salvatore Martinez, cumprimentará e agradecerá ao papa pelo encontro.
Bento XVI quis conceder à Renovação Carismática uma indulgência plenária nas condições habituais para todos os participantes na audiência.
Martinez se manifestou sobre o evento extraordinário de 26 de maio fazendo um convite, que reproduzimos:
“Uma grande festa está sendo preparada. Nós gostaríamos que não faltasse nenhum dos nossos amigos, parentes, simpatizantes da nossa experiência de vida ou interessados em experimentá-la. Será uma alegria acolher a todos, juntos, unidos em uma só voz, para agradecermos ao papa por este presente especial. Não nos cansamos ​​de gritar ao mundo as maravilhas de Pentecostes. Nestes primeiros quarenta anos, nós começamos a sentir o gosto da vida nova no Espírito e uma nova alegria de viver que queremos compartilhar com todos. Nós acreditamos, mais do que nunca, nas surpresas do Espírito e esperamos que este encontro com o Sucessor de Pedro, no Ano da Fé e do Sínodo sobre a Nova Evangelização, signifique um novo impulso de testemunho, um novo começo da nossa história. Queremos que o termo renovação não seja um ideal abstrato a ser perseguido, mas uma jornada, uma prática já em ato, pronta para ser compartilhada”.
A RC tem mais de 200 mil membros na Itália, agrupados em mais de 1.900 grupos e comunidades.
Mais informações em www.rns-italia.it e contatos pelo e-mail ufficiostampa@rns-italia.it.

RADAR Igreja

Bento XVI
Audiência geral e Catequese de Bento XVI

Como toda quarta-feira, o Papa Bento XVI acolheu fiéis e peregrinos de várias partes do mundo para a Audiência Geral na Praça S. Pedro. No âmbito das catequeses sobre a oração, o Papa ressaltou um aspecto que o próprio Jesus nos ensinou, ao chamar Deus de Abbá, Pai, com a simplicidade, o respeito, a confiança e o afeto de um filho por seus pais.A Igreja acolheu esta invocação, que nós repetimos no Pai-nosso, que o Espírito Santo nos inspira no nosso coração. “Poder chamar Deus de Pai é um dom inestimável”, disse o Pontífice. Ele não é somente o Criador de nossos dias, mas é quem conhece cada um de nós pelo nome, que cuida sempre de nós e nos ama imensamente, como nada no mundo é capaz de amar.

Bartolomeu I
Patriarca Ecumênico em defesa da ecologia

O Patriarcado Ecumênico de Constantinopla novamente em defesa da ecologia: realizar-se-á de 18 a 20 de junho na histórica ilha de Halki, Grécia, a “O encontro sobre a responsabilidade global e a Sustentabilidade ambiental” com a participação de ambientalistas, cientistas, jornalistas, teólogos e professores universitários, para um debate entre peritos do mundo todo sobre temas da biodiversidade e a conservação, a energia e as mudanças climáticas, a economia e a inovação. Numa carta de apresentação do evento, o próprio Patriarca Bartolomeu I destaca que a cúpula de Halki “se realizará antes da Conferência Rio+20 das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável em programa no Rio de Janeiro de 20 a 22 de junho. O encontro de Halki, ainda, dá continuidade a uma série de outros oito simpósio internacionais que se realizaram de 1995 s 2009 no Mar Mediterrâneo e Mar Negro, sobre os Rio Danúbio e Amazonas, como também na região ártica e ao longo do Rio Mississipi”. 

Arte Sacra em Mosaico
Semana de Artes Sacras em Maringá-PR

Grandes nomes da arte sacra passarão pela cidade de Maringá (PR), dos dias 20 a 25 de agosto, para a 2ª Semana de Arquitetura e Arte Sacra. O evento tem como objetivo sensibilizar o olhar e aprofundar o conhecimento dos profissionais e da comunidade que trabalham nessas áreas, para que projetos de construção, reformas e restaurações dos espaços celebrativos e sagrados respondam às exigências da liturgia, nos aspectos arquitetônicos, simbólicos e funcionais.



Dom Oranir Tempesta e Dom Eduardo Pinheiro
Semana Missionária na JMJ 2013
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, terá uma grande novidade: a Semana Missionária. A iniciativa vai envolver todas as 276 dioceses brasileiras. Desde já todas as forças eclesiais trabalham juntas para que este seja um momento intenso de novo impulso. A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude fez uma apresentação sobre o tema dentro da programação da Assembleia Geral da CNBB, que aconteceu entre os dias 18 e 26 de abril, em Aparecida (SP). A Semana Missionária está alicerçada em três pilares: cultura, ação social e espiritualidade. Até 23 de julho de 2013, dia oficial do início da  JMJ Rio2013, há um caminho a ser percorrido. Além da peregrinação da Cruz e do ícone de Nossa Senhora em todas as dioceses do país, haverá três seminários neste ano em Brasília com temas específicos: Comunicação, Bioética e Missionariedade.