segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Papa: "Abrir o coração para acolher Palavra de Deus"

Mês da Bíblia
Fonte: News.va


“Não se anuncia o Evangelho para convencer com palavras sábias, mas com humildade, porque a força da Palavra de Deus é o próprio Jesus, e somente quem estiver com o coração aberto pode acolhê-lo”. Este foi o teor da homilia de Francisco na manhã de 1º de setembro, retomando as missas matutinas na Casa Santa Marta depois da pausa do verão.

Comentando as leituras do dia, o Papa explicou o que é a Palavra de Deus e como recebê-la. São Paulo recordou aos Coríntios ter anunciado o Evangelho sem utilizar palavras eruditas:

“Paulo disse: “Eu não fui até vocês para convencê-los com argumentos, palavras, figuras bonitas... Não, eu fui de outro modo, com outro estilo; fui na manifestação do Espírito e na sua força, para que sua fé não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus”. Assim, a Palavra de Deus é uma coisa diferente, que não é igual à palavra humana, sábia, científica ou filosófica... Não! É outra coisa: vem de outra forma”.

Foi o que aconteceu com Jesus quando comentou as Escrituras na Sinagoga de Nazaré, onde cresceu. Seus conterrâneos inicialmente o admiraram por suas palavras, mas depois se enfureceram e tentaram matá-lo: “Passaram de uma parte para outra – explicou o Papa –porque a Palavra de Deus é diferente da palavra humana”.
Com efeito, Deus nos falou no Filho, “ou seja, a Palavra de Deus é Jesus, o próprio Jesus”, e Jesus é motivo de escândalo. A Cruz de Cristo escandaliza, e ela é a força da Palavra de Deus: Jesus Cristo, o Senhor. Mas como devemos receber a Palavra de Deus? Como se recebe Jesus Cristo. A Igreja nos diz que Jesus está presente na Escritura, em sua Palavra. "Por isso – afirmou o Papa – é tão importante ler, durante o dia, um trecho do Evangelho”.

“Para que, para aprender? Não! Para encontrar Jesus, porque ele está em Sua Palavra. Cada vez que lemos o Evangelho, encontramos Jesus. E como receber esta Palavra? Como se recebe Jesus, isto é, com o coração aberto, humilde, com o espírito das Bem-aventuranças, porque Jesus veio assim, em humildade; veio em pobreza, veio com a unção do Espírito Santo”.
“Nós também, se quisermos ouvir e receber a Palavra de Deus, devemos rezar ao Espírito Santo e pedir a unção do coração, que é a unção das Bem-aventuranças”.

O Papa concluiu a homilia convidando:

“Hoje nos fará bem questionarmo-nos sobre como recebemos a Palavra de Deus: como uma coisa interessante? Recebo a sua Palavra simplesmente porque é Jesus vivo? Eu seria capaz de comprar um pequeno Evangelho (é barato!), levá-lo comigo no bolso e quando puder, durante o dia, ler uma passagem, para encontrar Jesus?”.

Ulemás: a violência do Estado Islâmico viola a sharia

Líderes muçulmanos declaram que as ações das milícias extremistas no Iraque e na Síria são contrárias à lei islâmica
Fonte: Agência Zenit


A União Internacional dos Ulemás, liderada pelo influente pregador Youssef al-Qaradawi, do Catar, declarou nesta quarta-feira, 27 de agosto, que as ações do grupo Estado Islâmico no Iraque e na Síria violaram a lei do islã.

"A matança de pessoas inocentes, muçulmanas ou não, por parte de grupos como as milícias do Estado Islâmico (EI) a pretexto de motivações confessionais repugnantes é um delito e viola a sharia". O comunicado foi publicado em Doha, onde reside Yousef Al-Qaradawi, líder do movimento.

Em setembro, Papa reza pelo serviço aos pobres

Francisco pede, na intenção pela evangelização, que os cristãos se comprometam no serviço aos pobres e aos que sofrem
Fonte: Canção Nova Notícias


O serviço aos pobres e os portadores de deficiência mental estão na intenção de oração do Papa Francisco para este mês de setembro. A informação é divulgada pelo Apostolado de Oração, que apresenta as intenções pelas quais o Santo Padre reza durante o ano.

Na intenção universal, Francisco reza pelos portadores de deficiência mental, “para que recebam o amor e a ajuda de que necessitam para levar uma vida digna”.

TV Aparecida sedia debate presidencial promovido pela CNBB em setembroemi

Emissoras Católicas de Rádio e TV transmitem Debate dos presidenciáveis promovido pela CNBB
Fonte: ACI Digital


A CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – realiza seu primeiro debate televisivo com os candidatos à Presidência da República. A TV Aparecida, responsável pela organização e geração de imagens, terá seu sinal retransmitido ao vivo pelas demais emissoras de TV, Rádio e Portal de inspiração católica no país. 

O encontro acontecerá no dia 16 de setembro e terá duas horas de duração (das 21h30 às 23h30). As regras e a participação dos candidatos foram acertadas com os representantes dos partidos políticos com representação na câmara dos deputados, conforme determina a Lei Eleitoral.