quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Quem recita a versão chavista do Pai Nosso comete idolatria, adverte arcebispo de Caracas

A idolatria Chavista na Venezuela chega ao extremo
Fonte: ACD Digital


O Arcebispo de Caracas (Venezuela), Cardeal Jorge Urosa, exigiu respeito pela oração do Pai Nosso ensinada por Cristo e advertiu que quem usa a versão chavista para rezar a Hugo Chávez comete o pecado da idolatria “por atribuir a uma pessoa humana qualidades ou ações próprias de Deus”.

Encontro discute Evangelii Gaudium como projeto pastoral de Francisco

Temas relevantes a Nova Evangelização serão propostos durante o encontro no Vaticano
Por: Jefferson Souza

 
De 18 a 20 de Setembro acontece no Vaticano o Encontro Internacional o Projeto Pastoral de Evangelli Gaudium que pretende discutir em uma perspectiva de proposta do Pontificado do Papa Francisco as implicações e desafios apresentados em sua primeira Exortação Apostólica.

O evento é destinado a bispos, sacerdotes, responsáveis dos serviços e comissões pastorais das dioceses, congregações e institutos de vida religiosa, movimentos eclesiais e novas comunidades, universidades católicas, fundações e colaboradores pastorais.

As conferências serão ministradas por membros e consultores do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização abordando temáticas como “Da Evangelii nuntiandi à Evangelii gaudium”, “Evangelii gaudium, um projecto pastoral”, “Nova evangelização: Pastoral na cidade”, “A conversão pastoral”, “Espiritualidade dos evangelizadores”, “Nova evangelização: Meios de comunicação social”, “Nova evangelização: Anúncio kerigmático” e “O dinamismo da alegria na vida cristã”.

Desde o seu lançamento a Exortação Apostólica Evangelii gaudium vem sendo avaliada por especialistas como o projeto pastoral do Papa Francisco à frente da Sé de São Pedro. Um convite do pontífice romano ao que ele mesmo chama de “uma Igreja que sai!”.

Os participantes do Encontro Internacional devem debater esta proposta do Santo Padre diante dos desafios que os tempos de hoje tem apresentado à Igreja no que se refere a Nova Evangelização.

Quem já leu (e meditou) a Exortação Apostólica há de concordar que o Papa Francisco em termos de evangelização não propõe muitas novidades, porém, nos convida a enfoques e ações práticas para anunciar Jesus e promover a “Igreja que sai!”.

Um dos pontos levantados pelo Papa sem dúvida relevante à transmissão da fé é a pregação, apresentada pela Evangelii gaudium no contexto da homilia. O Papa ressalta a importância da pregação querigmática, das homílias recheadas de visões práticas para a vivência do Evangelho. Um exemplo ele mesmo nos dá todas as manhãs, durante as celebrações em Santa Marta.

Podemos assim dizer que a proposta do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização trilhará vias importantes de discussão do “projeto pastoral” do Papa Francisco: 1) a vocação da Igreja; 2) a conversão pastoral e o testemunho cristão; 3) e os ambientes do anúncio oportunos para o anúncio da fé.

Eventos como estes enriquecem a reflexão da vida ação evangelizadora da Igreja. Esperamos que ajudem a Igreja à tornar em ação as propostas da Exortação Apostólica de Francisco.