segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O Amor de Deus

Fiquei pensando muito sobre o que escrever primeiro para inaugurar este mais novo blog e depois de pensar muito...discerni melhor fazê-lo com um tema que mais comove e envolve minha vida: o Amor de Deus. É bem verdade que já pregei este tema por diversas vezes em missões, porém, a experiência deste amor e a certeza que sou amado por Deus me fazem cada vez mais crer que só se é possivel superar as adversidades de nossa vida se nos deixarmos guiar por este amor.

Se perguntarmos a alguém o que ela mais deseja em sua vida certamente ela irá responder que seu desejo é ser feliz. Alguns compreendem isso a partir das coisas e das necessidades deste mundo. Outras, a partir da experiência do amor de Deus. Ninguém pode ser feliz sem amor, sem amar e ser amado. Todos desejam descobrir em sua vida uma razão para sua existência, seu porto seguro.

Eu não tenho medo de afirmar que ser feliz nos dias de hoje está diretamente relacionado a conhecer o amor que Deus tem por cada um de nós. Eu sou feliz porque posso reconhecer os sinais deste amor em minha trajetória de vida.

Deus é Amor! Isto já nos ensina o evangelista João: “ Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele.” (I Jo 4, 16b). Deus em sua própria natureza é amor! João nos certifica disto: Deus é amor! Fico imaginando que para afirmar isso o apóstolo viveu profundamente o amor de Deus em sua vida através dos ensinamentos de Jesus.

Por amor Deus Criou o homem, criou a mim e a você. Nos fez sua “imagens e semelhança” (cf. Gn 1, 26a)! Somos a imagem e semelhança do AMOR! Isso não é lindo? Que descoberta maravilhosa paar nossa vida. Deus assim fazendo inscreveu no homem a capacidade de amar e ser amado. O Catecismo da Igreja Católica vai nos ensinar que “ Deus não tem outra razão para criar a não ser o Seu amor e Sua bondade” (CIC 293). O motivo de nossa existência é o amor que Deus possue por cada um, antes mesmo de nossa existência!

E que singular certeza devemos ter em nossos corações: DEUS NOS AMA! Digo ainda: DEUS TE AMA!!! “ De longe me aparecia o Senhor: amo-te com amor eterno!”(Jer 31,3); “Eu te aprecio e te amo!” (Is 43,4). são lindas estas palavras do Senhor Deus aos seus filhos amados!

Seu amor por nós é um amor gratuito! Não importa se somos mais ou menos santos, mais ou menos pecadores, sábios ou não, ricos ou pobres; não importa nossa parência física, Deus nos ama do jeitinho que somos, com nossos defeitos e qualidades. Ele é amor! E Ele nos ama de graça, gratuitamente!

Seu amor assemelha-se ao amor de um pai por seu filho. Veja o que nos ensinou Jesus na Parábola do Filho Prodigo, que melhor seria se fosse chamada de Parábola do Pai Misericordioso (cf. Lc 15,11-32) O filho mais novo pede a herança antes que seu pai tenha falecido, vai embora de casa, gasta todos seus bens com festas, protitutas,bebidas e etc, depois de passar maus bocados, resolve voltar para casa, e imagina, quem o recebe? Seu Pai! Só o Amor mesmo! O pai recebe de volta o filho que o matou (a herança só é dada após a morte do Pai e , acredito, na prática foi isso que o filho fez, matou o pai, não tirando a vida, mas matando o respeito, a amizade, o carinho, que seu pai tinha por ele!). Aquele Pai só poderia amar-lo muito para recebe-lo de volta. Assim nosso Pai do Céu nos ama! Fazemos de conta que Ele não existe, não damos a minima a Sua presença e Seus sinais em nossa vida, a “herança” que nos dá que são todas as coisas que temos e conquistamos, nós “gastamos” de acordo com nossa necessidade. Mas o Pai nos acolhe de volta! Sempre! Sempre! Sempre! Porque nos ama! Ama! E ama!

Mesmo assemelhando-se ao amor de um pai por seu filho, Seu amor é mais forte que qualquer demonstração humana que tenhamos em nossa vida.

Mais forte que o amor de uma mãe por seus filhos: “ pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta? Não ter ternura pelo fruto de suas entranhas? E mesmo que ela o esquecesse, eu não te esqueceria nunca!” (Is 49,15 – grifo meu)

Mais forte que o amor de um esposo por sua esposa: “ assim como um jovem desposa uma jovem, Aquele que te tiver construido te desposará; e como a recém-casada faz a alegria de seu marido, tu farás a alegria de teu Deus” (Is 62,15)

Veja só o quanto nós ama nosso Deus: “ com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16 – grifo meu). Deus por amor irá até o mais extremo, entregar seu Filho único numa Cruz para reconsiliar a humanidade consigo.

Vamos encontrar nas Sagradas Escrituras diversos relatos deste amor. Antes de partilhá-los gostaria de propor uma experiência que sempre faço: ler e orar com a palavra de Deus de maneira pessoal e conhecer as revelaçoes de Deus e seu amor também de forma particular com uma de suas mais lindas declarações: Isaias 43, 1-6 (confira em sua Bíblia e depois acompanhe comigo abaixo, eu particularmente prefiro a tradução da Ave-Maria, valoriza mais a liguagem poetica dos textos).

Exercício: Deus ME ama!

E agora, eis o que ME diz o Senhor,

aquele que ME criou, (diga seu nome), e ME formou, (Diga seu nome):

Nada temo, pois Ele ME resgata,

Ele ME chama pelo nome, sou Seu!

Se eu tiver de adtravessar a aguá, estará comigo.

E os rios não ME submergirão;

se eu caminhar pelo fogo, não ME queimarei,

e a chama não ME consumirá.

Pois Ele é o Senhor, meu Deus,

o Santo de Israel, Meu salvador.

Dá o Egito por meu resgate,

a Etiopia e Sabá em compensação

Porque sou precioso a Seus olhos,

porque Me aprecia e Me ama,

permuta reinos por Mim,

entrega nações em troca de mim.

Assim a Palavra age mais profundamante me nosso coração, quando a transformamos em nossa realidade, pessoal!

Confesso que por muitas vezes orando assim o Senhor me tem revelado Seu amor infinito por mim. Lembro-me de ter por diversas vezes orado em lágrimas e o Amor de Deus fazer-se real e experimentável em minha vida. Por maior que sejam minhas necessidades, angustias, aflições Deus assim se faz presente...sempre me amando!

Tenha você tambem certeza disso! DEUS TE AMA!

Seu amor por você é maior que tudo que te poderia afastar-te dele.

Deixe o Amor te amar! Ore e peça ao Senhor que Ele manifeste em sua vida seu amor, deixe-se transformar por este amor!