sábado, 5 de junho de 2010

Ateai em nós o fogo!



Pregação Ministrada no Grupo de Oração Ágape 05/06/10
Renovação Carismática Católica do Amapá
Paróquia Jesus Bom Samaritano - Diocese de Macapá

Queremos Fogo no coração !

“Eu vim lançar fogo sobre à terra, e que tenho eu a desejar se ele já está aceso?” (Lc 12, 49)
Estas palavras de Nosso Senhor tornam-se intrigantes quando olhamos para nós mesmo e percebemos que muitas vezes em nossa vida e missão está faltando este “fogo”, o ardor ! Parando para refletir o que disse Jesus gostaria de questioná-lo: Como está o fogo teu coração, irmão? Você tem um coração inflamado, ardente? Ou Apagado, Frio? Se estiver frio, devemos ter uma certeza, o Senhor deseja mudar esta realidade, reavivar a chama do Fogo Santo em tua vida, e em especial, em tua missão. Lembre-se o que temos ouvido muito: “Onde há um carismático, há fogo de Pentecostes!”
Jesus disse: “ Eu vim lançar fogo !” de fato as Sagradas Escrituras se encarregam de nos confirmar isto. Jesus veio lançar sobre nós, a “terra”, um fogo Santo.  João Batista nos dirá em Lucas 3, 16-17 profetizando sobre este fogo que o Messias haveria de lançar:  “ Eu vos batizo na água, mas eis que vem outro mais poderoso do que eu, a quem não sou digno de desatar a correia das sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo. Ele tem a pá na mão e limpará a sua eira, e recolherá o trigo ao seu celeiro, mas queimará as palhas num fogo inextinguível!” (grifo nosso). Que maravilhosa revelação, trata-se do fogo do Espírito Santo, o fogo Santo que inflama. Poderíamos até afirmar baseado nas palavras do batista que Jesus nos batizaria no fogo. Eis aqui uma ótima oportunidade de clamarmos: Senhor Jesus, batiza-me no fogo! Diz-nos ainda o ultimo dos profetas que o fogo é “inextinguível”, não se apaga. Portanto, da parte de Deus, por Jesus, vem a nós o fogo do Espírito, sua chama não se apagará.
Quando Deus se revelou a Moisés Ele se manifesta na forma de uma “Sarça Ardente” que não se consumia (Cf. Ex 3, 1-14). Portanto, as chamas eram o próprio Deus! O fogo é a energia transformadora, ou seja, é a presença transformadora de Deus em nossas vidas nos consumindo de nós mesmo e nos tornando mais a vontade do Senhor. Durante os 40 anos no Deserto o povo de Israel era conduzido por uma coluna de fogo que lhes iluminava o caminho durante a noite (Ex 13,21ss), na escuridão de nossa vida este fogo pode nos iluminar, mostrar-nos o caminho certo a seguir e em meio ao frio da escuridão a Sua presença irá aquecer os nossos corações.
De tal modo, na plenitude dos tempos, Jesus veio lançar este fogo sobre nossos corações, inflamar o fogo de Deus em nós: O Espírito Santo. Quando? Primeiro em Pentecostes. Ele é o cumprimento das promessas de Jesus, ao voltar ao Pai Ele envia o Espírito Santo ao qual deveríamos ser batizados. No Cenáculo os Discípulos são “batizados no Espírito Santo e no Fogo!”  Atos 2, 1-4 nos ensinará que “Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e repousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem !”(grifo nosso). As “ línguas de fogo” se repartiram sobre os amigos de Jesus no Cenáculo, sobre aqueles que creram e por isso perseveravam esperando que a promessa se cumprisse em suas vidas. Por este fogo, “todos ficaram cheios do Espírito Santo!”
Na Homilia de Pentecostes (23/05/10) o Santo Padre Bento XVI certificou queno Pentecostes, O Espírito Santo manifestou-se como fogo. A sua chama desceu sobre os discípulos reunidos, acendeu-se neles o novo ardor de Deus”. Da mesma forma hoje em nós que desejamos viver o batismo no Espírito Santo como fonte de missão devemos deixar que se acenda em nosso coração o “ardor de Deus”.
Novamente lembremos o que nos disse Jesus: “ O que tenho eu há desejar se ele já está aceso?”
Sim, o fogo do Espírito já arde em nosso coração, um dia foi aceso e inflamado pelas formas sacramentais do Batismo e da Confirmação (Crisma), e agora, através da efusão do Espírito Santo, essência de nossa Espiritualidade Carismática. Fogo que se distribui sobre nossos corações e grupos de oração com seus carismas fazendo que se cumpra em nossos dias o que disse o Papa: ascende-se em nós o ardor de Deus.
O Fogo do Espírito Transforma. Remetendo-me novamente as palavras do Papa na homilia de Pentecostes, “Não devemos ter medo de nos “queimar” , de deixar que Ele consuma as escórias de nossa humanidade, do pecado, da vaidade, da preguiça, do comodismo, das coisas do mundo, das mentiras, enfim, das “palhas e do joio” que se encontram junto ao trigo em nossos corações.  O fogo do Espírito transforma e purifica para uma vida de Santidade e graça, perseverança e fidelidade a Cristo, à Igreja.  É necessário acender o fogo! Deixai-vos inflamar pelo Espírito Santo! “Vale a pena deixar-se tocar pelo fogo do Espírito Santo...” (PP Bento XVII)
Mais do que nunca temos a necessidade de nos deixar tocar pelo fogo do Espírito Santo. Muitas vezes permitimos que outros ares soprem sobre nós e diminua a chama. Deixamos de “por lenha na fogueira” como costumamos dizer, no bom sentido é claro. Mas o Senhor nos exorta com as palavras de São Paulo: “ Por este motivo, eu te exorto a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. Pois Deus não nos deu espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e de sabedoria. Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus. Deus nos salvou e chamou a santidade, não em atenção às nossas obras, mas em virtude do seu desígnio, da graça que desde a eternidade nos destinou Jesus.” (II Tim 1, 6-9).
Necessitamos reavivar esta chama em nossos corações, reavivar a chama do Amor de Deus, o Espírito Santo, para que tenhamos Sua Fortaleza para suportar os combates a serem ainda travados, Seu Amor que nos faz sentir tão grande graça de Deus em nós, Sua Sabedoria que os faz conhecê-lo e a Ele nos entregar. Este é o espírito que a chama nos faz viver.
Nestes tempos que a Renovação Carismática Católica é chamada a anunciar e a viver a Palavra de Deus com mais ardor profético vemos que só um coração inflamado pelo fogo do Espírito Santo não se envergonha do Evangelho, como nos antigos profetas das Sagradas Escrituras havia profecias em seus lábios e fogo no coração.  Sejamos testemunhas de Nosso Senhor Jesus Cristo, de Sua Palavra Salvífica, de Seu Fogo! Não podemos perder o foco, o fogo do Espírito Santo nos transformará e nos fará viver a Santidade. Vivendo-a, estaremos com Ele na “eternidade que nos destinou Jesus” onde há fogo e glória!
Jesus veio lançar este fogo! Se você  deseja ser incendiado pelo fogo do Espírito Santo clame: fogo, fogo, fogo ! Vem, vem, vem! “ Iluminados e confortados por estas palavras de vida, elevemos a nossa invocação: Vinde, Espírito Santo! Ateai em nós o fogo do vosso Amor!” (Bento XVI). Porque queremos Fogo no Coração!