sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O Espírito do Senhor repousa sobre mim, porque me ungiu!

Pregação realizada no Grupo de Oração “Novo Caminho”, Igreja Divino Espírito Santo (07/01/10)
Curiosidade: pelo 3º ano consecutivo a pregação da primeira Reunião de Oração sou eu quem ministra. Aos amigos do GO Novo Caminho, meus cumprimentos e minha alegria de poder partilhar com vocês sempre.


 
No inicio deste novo ano(2010), o Senhor nos chama a buscarmos para nossa vida uma nova unção. Com as Palavras da Sagrada Escritura vejamos o que Ele nos tem a falar.
“Jesus então, cheio da força do Espírito Santo, voltou para Galileia. E a sua fama divulgou-se por toda a região. Ele ensinava nas Sinagogas e ra aclamado por todos.
Dirigiu-se para Nazaré, onde se havia criado. Entrou na sinagoga em dia de sábado, segundo seu costume, e levantou-se para ler. Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Desenrolando o livro, escolheu a passagem onde está escrito (61,1s.): 'O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para anunciar o ano da graça do Senhor.' E enrolando o livro, deu-o ao ministro e sentou-se; todos quantos estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Ele começou a dizer-lhes: 'Hoje se cumpriu este oráculo que vós acabais de ouvir!'. Todos lhe davam testemunho e se admiravam das suas palavras de graça, que procediam de sua boca, e diziam: 'Não é este o filho de José?'”
Esta é uma daquelas passagens da vida de Nosso Senhor ricas em detalhes. Vejamos alguns deles:
1- Jesus Cheio da Força do Espírito
O Evangelista Lucas vai nos revelar nas Escrituras que Jesus outrora batizado por João Batista, e que naquele momento, o céu se abre, (Lc 2, 21-21). O Batista referindo-se ao Salvador certa vez disse que “Ele batizaria no Espirito e no Fogo!”.O Espírito está presente na vida de Cristo desde a Sua encarnação. É o Espírito, diz Lucas, que o leva ao Deserto para ser tentado (4,1). É cheio deste Espírito que Jesus inicia Sua vida publica, e nela, através deste Espírito, realizará muitos sinais, prodígios e Milagres. Desta forma, Jesus, tem o Espírito em plenitude, nas palavras do Evangelho, Ele é “ cheio da força do Espírito Santo” (Cf Lc 1,1).
Também nós formos outrora ungidos. Em nossa vida o Espírito repousa também em nosso Batismo. Nos tornamos tempos do Espírito Santo. Nos enchemos de sua presença. Não mais só de forma ordinária, mas de forma extraordinária Ele faz de nós sua morada de forma que devidamente podemos dizer: “O Espírito do Senhor está sobre mim!”
2- Revela-se em Nazaré
Ao revelar-se ao mundo como o enviado de Deus, faz-lo em Nazaré. É na região que o Filho do carpinteiro se apresenta. Isso significa que ao mesmo tempo Jesus participa de nossa história, mas veio mudá-la. Assim, aqueles que são conduzidos pelo Espírito se revelam ao mundo não mais como filhos deste mundo, mas como filhos de Deus “pois todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Rom 8,14) e “O Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus” (Rom 8,16) de forma que hoje em nosso mundo “a criação aguarda ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus” (Rom 8,19).
É aguardada a ora em nossas famílias, local de trabalho, aos amigos, vizinhos, na escola ou faculdade, nos manifestamos verdadeiramente como filhos de Deus.
Com as palavras do Profeta Isaías Jesus revela-se como o “Cristo”, cujo significado é “Ungido”. Está unção é a Ele proporcionada pela presença e ação do “Espírito do Senhor”, o Espírito Santo! Será a partir desta “unção” que o Cristo (Ungido) irá realizar sua missão: anunciar a boa nova;sarar os contritos de coração; anunciar aos cativos a redenção (perdão), aos cegos a restauração da vista (Cura), pôr em liberdade os cativos (libertação), anunciar um ano de graças (Salvação).
3- A unção do Espírito
Na nossa vida cristã de hoje temos de redescobrir a importância da unção do Espírito, porque nela está contido um segredo para a eficácia de nossa missão.
Todos os Cristãos são “ungidos”, conforme 2 Corintios 1,21s: “é Deus que nos confirma, a nós e a vós, em nossa adesão a Cristo, como também é Deus que nos ungiu. Foi Ele quem imprimiu em nós a sua marca e nos deu como garantia o Espírito derramado em nosso corações”.
O Frei Ranieiro Cantalamessa, pregador da Casa Pontifícia, ao pregar para Cúria Romana durante o ultimo advento, inclusive dirigindo-se ao Papa Bento XVI, diziam que os Padres da Igreja já ensinavam todos os cristãos “fomos ungidos à imitação de Cristo, o ungido por excelência.”
Lembra Cantalamessa que na antiguidade, a unção era um elemento importante da vida. Ungia-se com óleo os atletas par estarem soltos e ágeis nas corridas, e se ungiam com óleo perfumado homens e mulheres para ter o rosto belo e resplandecente. Acrescenta ainda que em Israel o rito tinha um significado religioso. Ungiam-se os reis, os sacerdotes e os profetas com um ungüento perfumado e esto era sinal de que estavam consagrados ao serviço divino.
A nós hoje temos a unção Sacramental, sinal visível da presença do Espirito, Deus invisível. Nos ritos dos Sacramentos do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e da Ordem, o individuo é marcado com o Selo do Divino Paráclito e capacitado (e enviado) para dar testemunho de Cristo. Somos ungidos reis, sacerdotes e profetas, a exemplo do Munus Real, Sacerdotal e Profético de Jesus.
4- A Unção Espiritual (Spiritalis Unctio)
“Quanto a vós, a unção que recebestes de Jesus permanece convosco” (1 Jo 2,27).
É muito comum em nosso meio a expressão “ungido” referindo-se a alguém com eloquencia e veemência na pregação, ornado de dons e etc. Podemos neste momento refletir e olharmos para nossa vida cristã e nos perguntamos se de fato estamos vivendo como autênticos cristãos (no seu caráter literal, ungidos)? Se de fato permitimos que o Espírito Santo nos inspire a promovermos nossos trabalhos do dia a dia e da missão?

Ranieiro nos ensina na referida pregação que é atribuído a Santo Agostinho a expressão “unção espiritual” onde oraremos no Vine Creator. Isso sugere que também em nós a unção do Espirito se manifesta. É a presença e manifestação do próprio Espírito em nós.
O que é a unção senão a capacidade dado pelo Espírito a realizarmos algumas missões especificas, de caráter ordinário ou ainda extraordinário, com poder, como outrora os Apóstolos e tantos e tantos homens e mulheres quando designados e enviados por Deus. Como já dito, sinal visível da presença do Deus invisível. De fato, o Senhor nos Consagrou pela sua Unção.
Em outras palavras, a unção é:



  • Capacidade sobrenatural dada por Deus para que possamos desempenhar sua vontade (Cf. Atos, 1,8 : 2, 1-4)







  • Sinal da Presença do Espírito Santo para o aperfeiçoamento do Ministério; (Cf. 1 JO 2, 27)







  • Traz conhecimento, sabedoria, capacitação sobrenatural para a obra de deus (anunciar o evangelho com alegria, poder, autoridade, manifestação de cura, etc) (at 4:29-31)







  • É o revestimento do poder do espírito de Deus.






Um pregador ungido não traz para sim os ouvintes. Leva para Cristo. Um cantor ungido faz não é notado pela voz que arrepia quando canta, mas ao ser capaz com seu canto e interpretar conduzir o povo a louvar, adorar a Deus. Um coordenador ungido não é aquele que sabe liderar e idealizar bons projetos, mas sim aquele que se deixa conduzir com o discernimento e sabedoria do Espírito.
Como obter a Unção do Espírito?
Lucas nos dirá (11,13) “O Pai do Ceu dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!”. Portanto a chave para se “obter” a unção é pedir. Para que venhamos a desenvolver nossa missão enquanto cristãos é necessário a unção. Por ela se manifestará a presença do Espirito, Ele tão logo, confirma a ação de Cristo.
OS discípulos foram revestidos da força do alto. Isso é unção! Mas para isso perseveravam na oração, na intimidade com Deus e entre sim. A oração é o lugar propicio para pedir e receber. Antes de cada atividade de nossa vida, seja pessoal, ministerial, ou qualquer outra, deveríamos chegar ao Espírito e dizer: “ungi-me, Espírito Santo!”
Receber a unção significa receber o Espírito Santo como “companheiro inseparável” na vida, diz Cantalamessa. Ter uma vida no Espírito, vai dizer São Paulo: “deixar-se guiar pelo Espírito” (Gl 5,18).
5- Ungidos para anunciar a boa nova
Ao dizer que sobre Ele estava o “Espirito do Senhor”,na profecia, a unção vinda Dele o credencia para a missão. A missão de Jesus é revela: anunciar a boa nova.
Para este ano a Renovação Carismática Católica, através do Conselho Nacional, discerniu que a moção norteadora de sua missão seria a Palavra de Deus: “ Anuncia a Palavra, proclama a Boa Nova!” e que será tema dos principais encontros pelo país.
Sou ousado a dizer que este ano é um ano especial para que nossos pregadores, revestidos pela força do Espírito Santo, a unção, sejam ousados no anúncio da boa nova. Mais do que nunca nossas pregações devem ser acompanhadas com os sinais dos Evangelho. Mais do que nunca, os pregadores deve cultiva no coração do povo de Deus o amor a Palavra do Senhor. Pelo Espírito somos ungidos para anunciar a boa nova da Salvação.
O anuncio profético (ou ungido como costumamos dizer) da Palavra de Deus na vida de Jesus é seguido dos prodígios: “sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para anunciar o ano da graça do Senhor”. Jesus transmitiu o amor do Pai a muitos corações contritos pela pobreza, o abandono, a rejeição, o pecado, e até mesmo a morte. O que dizer por exemplo da relação afetuosa do Mestre com os irmãos Lázaro, Marta e Maria?;E Madalena? se entregou a muitos homens, vivia em pecado, e encontra o amor verdadeiro no Cristo. Sarou os contritos de coração. Anunciou aos cativos a redenção propondo-lhe a salvação, livrando-os da escravidão do pecado. Livrando-os dos espirito malignos, dos opressores, e acima de tudo da morte com sua entrega na Cruz.
O Senhor também nos chama a esta missão. Ungidos pelo Seu Santo Espírito, somos nós hoje responsáveis pelo anuncio da boa nova. Somos nós hoje enviados para sarar os corações contritos de nossos dias, com Seu auxilio, curar as enfermidades sociais, espirituais e até mesmo físicas.
Temos uma missão a cumprir, como “rosto e memória” semearmos a Cultura de Pentecostes! Temos a unção do batismo no Espirito Santo para isso.
Este ano é o ano somos ungidos para anunciar a Boa Nova (Evangelho) da Salvação. Mas um anuncio profético, prodigioso, ungido.
È interessante que logo após ler as Sagradas Escrituras, que naquele momento se cumpria, todos na sinagoga se admiravam de Jesus. Da unção que emana do “ filho de José”.
Hoje deve também se cumprir em nós esta Palavra. Devemos deixar que a unção do Espírito Santo que outrora foi foi dado, cumpra em nós as promessas do Senhor para nossa vida e daqueles a quem chega nosso ministério, nossa missão.
Um certo pregador costumava a dizer: “ que a unção de hoje, não seja a unção de amanhã!”.
A algum tempo atrás uma amiga me escrevia e por conta da passagem de meu aniversário desejava-me como presente o batismo no Espírito Santo todos os dias.
Que não sejamos negligentes com o Espírito do Senhor que habita em nós. Ele estará conosco todos os dias, sempre que clamarmos, estará pronto a nos ungir e capacitar.
Que este ano seja um ano de graça da parte do Senhor. Um ano com uma nova unção para cada dia.

Jovens usam internet para enviar mensagens ao Papa

Vejam só amigos, o Site Católico Zenit.org divulgou nesta quinta, 07/01/10, a seguinte matéria sobre o Papa Bento XVI. Se já João Paulo II era considerado um Pontifice de vanguarda, Bento parece andar pelos mesmo caminhos.
Deus abençoe o Papa!

_______________________________
 

alt  Pope2you é o portal eletrônico da Santa Sé que tem o intuito de unir os jovens do mundo com o Papa. O site começa o ano oferecendo às pessoas a oportunidade de enviar aos amigos mensagens de paz dadas por Bento XVI, além de enviar ao próprio Papa mensagem de um feliz ano novo.
A mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz pode ser compartilhada com os usuários do Facebook e toda a rede, explica o sacerdote italiano Paolo Padrini, responsável do site.
A iniciativa continuará devido ao êxito da experiência natalina, que permitiu aos milhares de jovens, de todo o mundo, enviar saudações de Natal ao Santo Padre.
O padre Padrini explica que, neste mês de janeiro, como o mês da paz, através do portal www.pope2you.net, poderão ser enviadas mensagens de paz que serão entregues ao Santo Padre, tal como aconteceu com as felicitações natalinas.
As mensagens são enviadas ao mundo, criando assim, ao seu redor, uma rede de difusão da mensagem de paz, segue explicando.
Por meio de uma mensagem em vídeo, o arcebispo Cláudio Maria Celli, presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, através de H2Onews.org, explica que Pope2you deseja aproximar o Papa dos jovens e vice-versa. 
Ele esclarece que o objetivo consiste em fazer com que os jovens conheçam realmente quem é Bento XVI, o que oferece à humanidade, com seu grande magistério, sua palavra, seu testemunho, sua delicada presença, caracterizada pela doçura, por uma mensagem profundamente rica e positiva.
_______
Fonte: Zenit.org

Novos missionários na Missão Marajó

Direto do Portal da RCC Brasil
Novos Missionários na Missão Marajó

Agora, nove missionários fazem parte desse sonho de Deus para o povo da Amazônia.

A casa missionária da RCC recebeu mais dois integrantes nessa quarta-feira, dia 06. Para somar com a Missão Marajó, o ex-coordenador estadual da RCC no Amapá, Manoel Ramos, assumirá os trabalhos administrativos da Rádio Marajó AM, e Anderson, de Santana/AP, 19 anos, viverá o ano de missão e doação de sua juventude.
Além dos novos missionários, hoje a Missão Marajó já conta com sete missionários: Virtes Romani (Céu Azul/PR), Beto Bernardi (Vitória/ES), Paulo Venâncio, Maria Eridan, Cleonice Custódio, Carlos Ronan Inácio (todos de São José do Rio Pardo/SP) e Rogério Rosa (Rio de Janeiro/RJ). Nos próximos dois meses, outras duas missionárias somarão forças nessa família.
Sempre um missionário chega para trazer alegria e revigorar as forças da missão. Queremos demonstrar a vocês, missionários da RCC no Marajó, apóstolos da efusão do Espírito Santo, nossa admiração e dar-lhes a certeza de nossas orações.
Manoel e Anderson sintam-se acolhidos por toda a RCC do Brasil!
A todos vocês, missionários do coração de Jesus, que o Espírito Santo desça como fogo de Pentecostes, dando a certeza de alcançar o céu, realizando a vontade do Pai.
Fonte: www.rccbrasil.org.br
Em 08/01/10
__________________________________

Nós da RCC Amapá recebemos esta noticia com muita alegria. Não só porque este irmãos pertencem ao nosso movimento a nivel local, mas, sobretudo porque sabemos que verdadeiramente este é um projeto de Deus para a vida de ambos.
Tive a oportudade de conviver intesamente com o Manuel durante sua coordenação estadual.  Fora através dele que o Senhor me chamou para servir no Ministério Jovem. Sempre foi uma pessoa leal aos amigos e aberto a todos. Humilde, bem humorado, simples. Foi um amigo quando precisei e um coordenador sempre dispoto a me ouvir. Confiou naquilo que o Senhor designava ao MJ e sempre fez questão de está conosco. Mesmo quando alguém por algum motivo reclamasse a seu respeito ou de sua coordenação, sempre manteve-se sereno e companheiro. Lembro-me de uma vez junto com a equipe do Ministério Jovem sairmos para uma pizzaria e comemoramos o sucesso de nossa missão. Tenho, hoje por este homem de Deus muito carinho e respeito. a Missão nada mais é que uma recompensa de Deus para sua fidelidade. Desejo que estes anos de missão seja tão frutuoso quanto foi para nós seu tempo de coordenação. Somos parceiros na Coco - Cola!

Quanto ao Anderson, lembro que um dia, ele deveria ter uns 16 anos de idade, durante uma pregação lançou a pérola: "irmãos, discernimento não é que nem fome...que todo mundo tem!" os ouvintes ficaram empolgados ao ver aquele menino falar com tanta simplicidade e ardor. Depois de um tempo de espera Deus sempre sabe o que é melhor para nós. E Deus sabe que esta é a hora daquele menino testemunhar com sua juventude a presença de Deus em sua vida. 
Ao Manuel e ao Anderson desejo ardentemente que o Senhor os abençoe e que sejam sinal de Pentecostes na vida do povo marajoará.
Deus os abençoe!