quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Um fim de semana com Elena Guerra

Olá amigos, Paz e Pentecostes !
Quero partilhar com vocês um grande presente de Deus durante o VI Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica do Amapá, nos dias 03,04 e 05 de Setembro.
Neste ano tivemos a graça de receber a Caravana Celebrando Pentecostes com  os membros do Conselho Nacional Ironir Spuldaro e Onazir Conceição que têm viajado por todo país promovendo a espiritualidade e a Cultura de Pentecostes em encontros da RCC. Junto com este irmãos estava a Relíquia da Beata Elena Guerra. Na verdade segundo o que me confidenciou o próprio Ironir, no Brasil apenas três pessoas possuem uma Relíquia do corpo daquela que é tida como "Apostóla do Espírito Santo", são eles: Pe. Eduardo Braga (Pe. Dudu, Do Rio de Janeiro, grande estudioso sobre o protagonismo profético de Elena Guerra e um dos primeiros a difundir sua mensagem nos Brasil); Reinaldo Beserra, que despensa apresentações, um dos pioneiros da RCC Brasil (ele participu do primeiro Grupo de Oração do país) e o próprio Ironir Spuldaro. Segundo o que diz a Tradição da Igreja quando uma Relíquia do Corpo de um Santo está presente é como se o próprio Santo o estivesse. As relíquias que peregrinam pelo Brasil através dos citados anteriormente pertencem ao osso do joelho da Beata Elena Guerra e foram presentes das Irmãs Oblatas do Espírito Santo aos mesmo.

em dúvida alguma posso dizer que este congresso teve um sabor especial para mim. Foi de um modo um "Pentecostes pessoal". Há muito tempo vinha pedindo a Deus uma oportunidade que assim o fosse. Antes de dizer-lhes o porquê disso, uma breve retrospectiva.

Em abril deste ano minha noiva, Simone Farias, e eu fizemos o propósito de realizarmos juntos a Novena Celebrando Pentecostes em preparanção a Festa da Vindo do Espírito Santo. Todas as sextas-feiras nos encontravámos para isso. Faziamos a Novena, nos Consagrando ao Espírito Santo e alimentando uma devoção especial a Beata Elena Guerra. No mês de Maio, minha noiva teve a oportunidade de visitar seu irmão que é missionário na Itália e um dos lugares que ela visitou foi a cidade de Lucca e a Igreja onde se encontra o corpo incorrupito da beata (conf. www.elenaguerra.com). Eu sempre cotumava dizer a minha noiva que meu cada vez mais crescia em mim a devoção a beata que se ela tivesse a oportunidade de visitar a Igreja onde Elena se encontra podesse orar por nós. Isso aconteceu. Junto com seu irmão conheceu a cidade e a Igreja onde se a beata e como lembrança disso trouxe-me uma relíquia do hábito usado por Elena. Isso tudo: Novena de Pentecostes, visita de Simone a Lucca e o desejo de que este "Novo Pentecostes" acontecesse em mim fez crescer ainda mais minha devoção a Beata e admiração por sua mensagem deixada à Igreja.
Assim foi nos ultimos meses. Um caminho de busca e de promessas. Nossa motivação a Novena de Pentecostes e devoação a Elena Guerra deu-se em Janeiro deste ano em Lorena-Sp quando participamos do Encontro Nacional de Formação e do Lancamento da Pedra fundamental das construções da Sede da RCC Brasil, em Canas-SP. Assim foi... sempre que orar eu clama "Senhor, pela intercessão da Beata Elena Guerra, faz um novo Pentecostes em mim...batiza-me no Teu Espírito Santo!"...uma busca...com quedas, tribulações e vitórias.
Passei a promover em meu Grupo de Oração todo primeiro sábado do mês como um momento especial de promover o Batismo no Espírito Santo com meus irmãos de comunidade. Junto comigo a relíquia que ganhei de presente de minha noiva.

Depois disso lembro-me que tive a oportunidade de participar em Julho da Escola de Formação de Líderes e Missionários da RCC em Curitiba-PR e em uma das aulas de Pneumatologia que abordava o tema "batismo no Espírito Santo" nosso professor nos questionava a partir do assunto abordado: "Você é batizado no espírito Santo?". Esta pergunta e a abordagem do assunto inquietava meu coração num misto de frustação por não sentir-me "batizado no Espírito" e de desejo de viver Sua Efusão. Durante a Escola de Formação a Relíquia que sempre esta presente nos encontros da RCC (acredito se a de propriedade de Reinaldo Beserra) estava conosco. E meu pedido ao Senhor se renovava: " Pela intercessão da beata Elena Guerra, faz Senhor, um novo Pentecostes em mim!".
Hoje percebo que o Senhor está me tornando um "amigo de Elena Guerra" (como denominou Ironir em pregação no Congresso àqueles que se dedicam a sua devoção e anúncio de sua mensagem). Penso nas consequênicias disso. Mas não as temo. Sei que foi o Senhor que me escolheu.

Sim, Ele me escolheu e confirmou o que desde o inicio do ano venha formando em meu coração. Com os sinais e momentos que aos poucos fui vivenciando. O Congresso Estadual foi a confirmação disso tudo.

Logo no sábado de manhã quando chegou para pregar, Ironir pediu-me que colocasse a Relíquia de Elena Guerra junto ao altar preparado. Estas foram as palavras dele: " alguém tem ficar responsável por Ela! levar para casa e só no fim do encontro devolver!". Enquanto transportava o Relicário, eu apenas aceva a cabeça. Logo depois ele disse: " Você é responsavel por ela! tome conta dela. só me devolve no domingo a noite. se quizer leve ela pra casa. se quizer fazer uma visita pra alguém pode fazer. Ficará contigo, sob sua responsabilidade!"
Amigos, longe de mim qualquer pretensão. Talvez não fosse digno. Mas o Senhor providenciou que eu fosse responsável pela Reliquia de Elena que nos visitava. Já em sua pregação o Ironir falava das consequencias de se tornar um amigo da beata. E toda sua mensagem caia no meu coração como que um grão pronto prara germinar. Tornei-me então o guardião daquela a quem rogava ao Senhor por mim, por um Novo Pentcostes.

E Ironir dizia-me nos bastidores muitas coisas sobre a vida de Elena, sua missão, perseguição, etc... profeizou que eu deveria seguir seu exemplo. Dentre eles repetir sua frazer predileta, pronunciada ate mesmo na quando perseguida por seu irmãos na fé: "creio,creio,creio...direi até o fim..creio, creio, creio!"
Ele falou dos milagres que pelo Brasil inteiro tem acontecido pela difusão da devoção a beata. Num dos momentos o Senhor me recordou um dialogo entre mim e Simone em que eu lhe disse que desejava ter um relíquia de Elena Guerra. Como que conhecendo o que se passava no meu coração, falou-me Ironir: "Vejo que você é uma pessoa que não se contenta, que busca, Deus vai começar a te dar!". Pode até parecer que o que eu desejava era uma relíquia, mas o que de fato o grande desejo no meu coração era de um Novo Pentecostes, sentir-me batizado no Espírito Santo. Por minha busca, meu desejo, Deus me daria. Isso significava as palavras de Ironir naquele momento e o fato de me tornar guardião da Reliquia da Beata confirmava isso. Por sua intercessão pude viver esta nova efusão do Espírito em mim.

Amigos, quando percebi isso, a cada vez que nos colocavamos para clamar o batismo no Espírito meu clamor era maior...via que naquele momento o Senhor gostaria de realizar uma obra nova em mim. E a Beata estava lá para interceder por este seu amigo.

Fui para casa na noite de sábado. Antes minha noiva e eu fizemos uma oração com a Relíquia de Elena nos consagrando novamente. Em casa, orei com minha irmã e seu namorado (Alexssander), falei-lhes de Elena Guerra e com Ela clamei o batismo no Espírito por eles. Preparei um altar e fiz uma pequena vigilia. Orando, pedindo ao Espírito Santo que meu coração se tornasse um novo Cenáculo. Aproveitei o máximo que pude. Dormi abraçado a Relíquia de Elena Guerra.

Cada momento do Congresso Estadual da RCC Amapá foi único. vivendo meus conflitos interiores, mas desejando viver o novo Pentecostes! vivendo os conflitos exteriores por conta da realização do congresso, mas vivendo uma nova efusão do Espírito. Se não pude ir ainda na Itália visitar Elena Guerra. Ela veio até o amapá, visitar-me...

Louvado seja o Senhor que me proporcionou totas essas coisas, em especial a visita de Elena Guerra e Daquele que a muito eu esperava...o Divino Paráclito, o Espirito Criador, o Espírito que vem do coração do Pai e do Filho, O Amor: o Espírito Santo.

Veni, Creator Spiritus !
Beata Elena Guerra, Rogai por nós!

Natividade de Nossa Senhora



Natividade de Nossa Senhora Hoje é comemorado o dia em que Deus começa a pôr em prática o Seu plano eterno, pois era necessário que se construísse a casa, antes que o Rei descesse para habitá-la. Esta "casa", que é Maria, foi construída com sete colunas, que são os dons do Espírito Santo.

Deus dá um passo à frente na atuação do Seu eterno desígnio de amor, por isso, a festa de hoje, foi celebrada com louvores magníficos por muitos Santos Padres. Segundo uma antiga tradição os pais de Maria, Joaquim e Ana, não podiam ter filhos, até que em meio às lágrimas, penitências e orações, alcançaram esta graça de Deus.

De fato, Maria nasce, é amamentada e cresce para ser a Mãe do Rei dos séculos, para ser a Mãe de Deus. E por isso comemoramos o dia de sua vinda para este mundo, e não somente o nascimento para o Céu, como é feito com os outros santos.

Sem dúvida, para nós como para todos os patriarcas do Antigo Testamento, o nascimento da Mãe, é razão de júbilo, pois Ela apareceu no mundo: a Aurora que precedeu o Sol da Justiça e Redentor da Humanidade.

Que tal presentear a Mãe de Jesus neste dia recitando o Terço ou Rosário?
Vamos juntos festejar a Mão do Salvador !


Nossa Senhora, rogai por nós!