quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Bispos Europeus se reunirão em encontro

Refletir sobre desafios do nosso tempo
Por Radio Vaticano - Versão Portuguesa
 
“Os desafios do nosso tempo: aspectos sociais e espirituais” será o tema geral da Assembleia plenária anual dos Presidentes das Conferências Episcopais da Europa que vai ter lugar em São Galo, na Suíça, de 27 a 30 deste mês. 

A introdução ao tema será feito pelo arcebispo de Malines-Bruxelas, D. André-Joseph Léonard, Presidente da Conferência Episcopal belga; pela professora Marta Cartabia, Docente de Direito e Juíza do Tribunal Constitucional da Itália e pelo Professor Kuno Schedler, Docente de Economia Empresarial na Universidade de São Galo. 

Segundo o Cardeal Péter Herdõ, arcebispo de Esztergom-Budapest, e Presidente da CCEE, Concelho das Conferências Episcopais Europeias, vão como peregrinos para pôr-se à escuta de São Galo, nos 1400 anos da chegada do santo àquela cidade suíça, tendo desempenhado um papel importante na evangelização daquela parte do país. O programa inclui, portanto, vários momentos de oração e celebrações e ainda de reflexão sobre “os desafios espirituais do nosso tempo” – disse. Com efeito – acrescentou - neste tempo de crise económica as pessoas podem-se deixar levar pelo desespero, o mal maior do nosso tempo. A nova evangelização – continuou – é uma ocasião e um apelo, a trabalhar a fim de que Cristo, sempre o mesmo ontem e hoje, possa ser compreendido e acolhido por todos, pois que um coração que encontrou a sua via em Cristo será capaz de fazer milhares na família, na escola, no trabalho e nas diversas instituições nacionais e internacionais. 

De entre os desafios que serão enfrentados nos debates do encontro estarão a questão da discriminação dos cristãos na Europa e a persecução dos cristãos no mundo; a liberdade religiosa, os trabalhos da União Europeia e do Conselho da Europa, o Ano da Fé e o 50º aniversário da abertura do Concilio Vaticano II

Bispos aprovam novo cronograma de preparação da CF

A proposta deverá promover uma melhor colaboração dos Regionais
Por CNBB


Os membros do Conselho Episcopal de Pastoral (Consep), reunidos na tarde dessa quarta-feira, 26, discutiram o processo de elaboração dos subsídios da Campanha da Fraternidade (CF), realizada pela CNBB anualmente, no período da quaresma.

O assessor da CF, padre Luiz Carlos Dias, apresentou uma proposta de cronograma. Com duração de 1 ano e meio, a proposta deverá promover uma melhor colaboração dos Regionais, assessores e pastorais e organismos afins com o tema de cada edição. Desta forma, todos os subsídios já poderão ser apresentados no mês de julho do ano anterior da Campanha.

A proposta foi aprovada pelos bispos. Em relação à escolha do hino e do cartaz, serão realizados dois concursos simultâneos, com a colaboração de comissões julgadoras específicas, mas com a decisão final do Consep. Pelo novo cronograma, os interessados em participar destes concursos receberão mais subsídios para poder a elaboração das propostas de música e cartaz.