sexta-feira, 1 de junho de 2012

Copacabana e Base aérea Santa Cruz vão receber o Papa na JMJ 2013

A Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e a Base Aérea de Santa Cruz, na Zona Oeste, serão palco dos principais eventos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), entre os dias 23 e 28 de julho de 2013. 

O anúncio foi feito pelo presidente do Comitê Organizador Local (COL) e Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, em entrevista ao Jornal Nacional na noite dessa quinta-feira, 31. 

A abertura da JMJ 2013, a recepção ao Papa e a Via-Sacra serão realizadas em Copacabana onde, segundo Dom Orani, já é tradição, no Rio de Janeiro, concentrar grandes eventos. 

O arcebispo porém ponderou que a programação do Papa só será decidida no final deste ano. "O Papa costuma participar de todas as estações da Via-Sacra, mas isso só poderemos afirmar no final do ano”.

Na Base Aérea de Santa Cruz acontecerão o encerramento da JMJ Rio 2013, com a Vigília dos Jovens e a Missa de Envio.

Dois lugares marcantes, de acordo com Dom Orani: “a Base Aérea tem o nome da Terra de Santa Cruz, nome que o Brasil levou desde o início. Lá também está uma cruz antiga trazida pelos jesuítas que marca o trabalho de evangelização do Rio de Janeiro. Já Copacabana leva esse nome por causa de Nossa Senhora de Copacabana. Então, teremos Maria ao pé da Cruz – recordando bem todo o mistério de salvação”.


Fonte: Canção Nova

Reconhecer na Eucaristia a presença de Jesus


O Papa Bento XVI convida os cristãos do mundo inteiro para unir-se a ele em oração, de modo especial dedicou a intenção do mês de junho a que se reze para que a presença viva de Cristo Ressuscitado seja reconhecida na Eucaristia. Junto a esta intenção, o Pontífice também reza para que os cristãos da Europa participem mais do anúncio do Evangelho. Bento XVI dedica todos os meses as intenções de suas orações particulares ao Movimento do Apostolado da Oração.
Em suas palavras o Santo Padre pede que “os crentes possam reconhecer na Eucaristia a presença viva do ressuscitado, que os acompanha na vida cotidiana”. Na intenção missionária, reza-se “para que os cristãos na Europa redescubram a própria identidade e participem com maior empenho no anúncio do Evangelho”.