quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Reflexões Espirituais: Bem-Vindos ao Círio de Nazaré 2012


Por Dom Alberto Tavêra, arcebispo de Belém do Pará
BELÉM, (ZENIT.org)- Ao aproximar-se o Círio de Nazaré de 2012, a Arquidiocese de Belém se alegra ao acolher as pessoas que dele participam. O primeiro gesto de acolhida acontece entre nós, redescobrindo a cada dia o significado religioso e profundo de sermos o povo do Círio, com a responsabilidade legada pela história religiosa de nossa terra. A luz acesa pelos antepassados está agora em nossas mãos, e não podemos, por relaxamento ou omissão, profaná-la ou deixá-la apagar-se. É ainda nossa responsabilidade oferecer a todos os que nos visitam a imagem autêntica da experiência religiosa que o Círio proporciona. Entre nós e às pessoas que chegam, saibamos dizer, com todo o coração, “Feliz Círio”.

O Círio de Nazaré é um evento da Igreja Católica, sob a responsabilidade da Arquidiocese de Belém. Tornou-se também um acontecimento que atrai muitos devotos e turistas de todo o Brasil e de outras partes do mundo, aos quais queremos, com simplicidade e alegria, oferecer o que temos de melhor, nossa profissão de fé cristã e nossa devoção mariana. Os que chegam como turistas, sejam por nós ajudados a se tornarem peregrinos. Para nós, trata-se de uma verdadeira missão popular, um caminho de evangelização.
Escolhemos um tema para o Círio de Nazaré, para expressar o que queremos conhecer, viver e transmitir: “Ao Pai, por Cristo, no Espírito Santo, com Maria e do jeito de Maria”. Neste ano, o Círio é celebrado na abertura do Ano da Fé, convocado pelo Papa Bento XVI. Nossa fé cristã católica reconhece e põe em relevo a figura da Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora de Nazaré. Desejamos que nossa vida cristã seja um grande ato de louvor “ao Pai, por Cristo, no Espírito Santo, com Maria e do jeito de Maria”.

Nosso povo, consciente de que a lei de Deus é o que existe de melhor para a humanidade, preparou-se para o Círio com o conhecimento dos mandamentos da Lei de Deus. Mais de cem mil famílias foram visitadas, refletindo e rezando com os dez mandamentos e o novo mandamento do amor recíproco. E como sabemos que a Virgem Maria, toda revestida da Palavra de Deus, foi a primeira a viver a Lei de Deus, vamos ao Pai, por Cristo, no Espírito Santo, com Maria e do jeito de Maria. Participar das Peregrinações nas famílias é entrar no clima religioso cristão do Círio de Nazaré.

O Círio de Nazaré é uma festa distinta do Natal, na qual se põe em relevo a presença e a missão de Nossa Senhora, a Virgem Maria, no mistério de Cristo, a partir de sua vida na Sagrada Família de Nazaré. Ali, Jesus, Maria e José viveram a melhor de todas as experiências de família, para a qual todos nós olhamos confiantes, fazendo com que o Círio seja a festa da Basílica Santuário de Nazaré, das ruas de Belém e das famílias. Os que vierem de fora poderão entender-nos, quando todos voltarem pressurosos para casa, do Domingo do Círio. Faz parte do Círio, depois de celebrar a alegria de nossa fé cristã e a devoção a Nossa Senhora, compartilhar, no carinho do lar, a refeição e a vida. Nós somos assim!

Cartaz Oficial 2012 - Círio de Nazaré - Belém/PA
Para viver o Círio de Nazaré, lembremo-nos de que o melhor de uma festa é preparar-se para ela. Nossa Igreja de Belém pede a todos os participantes do Círio que se tornem romeiros da devoção mariana e arrumem a casa de seu coração para aproveitarem todas as graças que são oferecidas por Deus. Prepara-se o Círio com uma boa confissão sacramental, em nossas Paróquias ou nos lugares de origem, para quem não vive aqui. A Basílica de Nazaré, sendo Santuário Mariano Arquidiocesano, tem à disposição os Padres Barnabitas, aos quais é confiado o seu cuidado pastoral, assim como outros sacerdotes que a ela acorrem, para receber os fiéis que querem confessar-se.

Como estamos em missão, todos podem ser evangelizadores no Círio: acolher os que chegam de longe, ajudar os promesseiros, oferecer água às outras pessoas, integrar grupos de serviço que ajudam no Círio, manter a alegria que caracteriza o povo do Pará e outros muitos gestos inspirados pelo Espírito Santo. Viver o Círio é entrar num grande mutirão de amizade e solidariedade fraterna, para que não sejam defraudadas as esperanças que se encontram nos corações das pessoas.

No coração do Círio, a transladação e o domingo, com a grande procissão, são eventos de piedade e oração. Quanto cantamos, rezamos o terço, gritamos vivas, acompanhamos as homenagens a Nossa Senhora ou caminhamos, tudo é um grande hino de louvor a Deus e de homenagem à Virgem Maria, modelo de fé para todos os cristãos.

Para quem não nos conhece, apresentemos com alegria os ícones do Círio, como a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, na belíssima berlinda que a conduz, os promesseiros, a corda.
A corda! Para muitos que nos veem de longe, pode parecer curiosidade ou folclore. Para nós, a corda é expressão de nosso desejo de estar perto da Virgem Maria e uns dos outros. Mas até descobrimos que o Senhor mesmo quer envolver-nos com carinho, para que dele não nos afastemos: “Sim, fui eu quem ensinou Efraim a andar, segurando-o pela mão. Só que eles não percebiam que era eu quem deles cuidava. Eu os lacei com laços de amizade, eu os amarrei com cordas de amor; fazia com eles como quem toma uma criança ao colo e a traz até junto ao rosto. Para dar-lhes de comer eu me abaixava até eles” (Os 11, 3-4).

Mas certamente deixará marcas em nosso coração o grande ícone de nossa devoção, que é o povo de Deus em Romaria, a multidão, os olhares, a vida. E para nós ou as pessoas que quiserem permanecer conosco depois do segundo domingo de outubro, seguem-se duas semanas de oração e formação cristã para todo o povo de Deus! Feliz e santo Círio de Nazaré para todos!

Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo Metropolitano de Belém
 

Disque-Denúncia da CNBB Norte II registra mais de 500 ligações

Por meio desse serviço as pessoas podem denunciar irregularidades dos candidatos, como compra de votos e outros.
Por Alan de Jesus - Zenit.org

BELÉM DO PARÁ, (ZENIT.org) - Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) do Regional Norte 2 (Pará e Amapá), o 0800, lançado no dia 2 de agosto deste ano, registrou este mês 527 ligações, desde total 181 denúncias com provas foram encaminhadas para o Ministério Público Federal (MPF). Por meio desse serviço as pessoas podem denunciar irregularidades dos candidatos, como compra de votos e outros. O Disque-Denúncia é resultado da parceria entre a Comissão de Justiça e Paz (CJP), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) do Regional Norte 2 (Pará e Amapá), o Ministério Público Federal (MPF) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Para o estudante Luiz Cláudio Fernandes, 23 anos, morador de Belém, a iniciativa é uma forma de eliminar atitudes eleitorais impróprias. “Agora nós temos como denunciar os candidatos que estão se comportando de forma inapropriada. Já fiz minha denúncia, espero também que muitos outros eleitores possam acusar irregularidades eleitorais”, deseja.

A Coordenadores da CJP do Regional Norte 2, Henriqueta Cavalcante, explica que o serviço funciona de segunda a sexta-feira, de 8 horas às 17 horas, entretanto com a proximidade do pleito ele funcionará 24 horas. “Estamos tentando resolver a questão estrutural devido a sede do Comitê funcionar no perímetro de risco”, explica.

O Disque-Denúncia fica localizado à travessa Barão do Triunfo, nº 3.151, bairro do Marco, Belém (PA), e seu atendimento funciona em horário comercial.

Disque Denúncia:             0800 - 096 - 0002