segunda-feira, 25 de junho de 2012

Presidente da Conferência dos Bispos do Paraguai aprova o impeachment de Lugo

O Presidente da Conferência Episcopal do Paraguai, a maior autoridade da  Igreja Católica no Paraguai, considera o impeachment de  Fernando Lugo uma página virada. Dom Claudio Giménez, aprova o processo que tirou o ex-bispo do poder como também disse considerar o ex-presidente culpado pelas mortes de 17 policiais e camponeses há dez dias -uma das principais acusações que levaram à sua queda.

Dom Claudio Gimenez disse que "normalmente, quando uma empresa tem falhas, o gerente é o responsável final. Então acredito que, nesse sentido, se a segurança falha, o Poder Executivo é o último responsável". "Não há nenhuma dúvida de que se atuou conforme a Constituição nacional. É claro que o procedimento é algo a ser melhorado no futuro, e a Constituição teria que ser mudada, porque ela não fixa prazos exatos para o processo de julgamento político."
Para Dom Giménez, o processo de impeachment se deu "de forma muito rápida" --em pouco mais de 30 horas-- e poderiam ter sido ampliados os prazos para que a defesa de Lugo se preparasse. Mas ele discorda que tenha havido um golpe de Estado. Ele lembra que vários países como os EUA, Alemanha e Espanha já reconheceram o novo governo. "Pouco a pouco, os países da região vão ter que ir aceitando também, em especial o Brasil", disse.
Durante seu mandato, Lugo manteve uma relação delicada com a Igreja, agravada pelos escândalos de paternidade relacionados à época em que ainda era sacerdote. Por causa da tensão política no país, Dom Giménez chegou a pedir pessoalmente a Lugo que renunciasse. "Ele recusou e preferiu seguir adiante. Então foi retirado. "Lugo" teve boas intenções em seu governo, mas não conseguiu avançar". "Acredito que os outros seguirão os passos que propuseram, sobretudo na área social. Não pode haver retrocesso", disse o religioso.


Fonte: Folha Uol

Perdeu o estado clerical
Vale recordar que, em 30 de julho de 2008, a Santa Sé anunciou a perda do estado clerical do ex-bispo e então Presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo. Por isso sua destituição deste cargo por parte do Congresso isso não significa que Lugo retomará os trabalhos de um pastor da Igreja, como especularam alguns meios de imprensa.
No comunicado de 2008, assinado pelo então Prefeito da Congregação para osBispos, Cardeal Giovanni Battista Rè, informou-se que Lugo –Bispo Emérito de San Pedro-, tinha solicitado no dia 18 de dezembro de 2006 "a perda do estado clerical para apresentar-se como candidato nas eleições para a Presidência da República do Paraguai".
"A Santa Sé, depois de ter tentado dissuadir Dom Fernando Lugo para que não se apresentasse como candidato à Presidência da República, suspendeu-o do exercício do ministério sacerdotal", indicou o texto.
Do mesmo modo, advertiu que o cargo "de Presidente da República do Paraguai não é compatível com as obrigações do ministério episcopal nem do estado clerical".
Por isso, logo depois de um cuidadoso exame, o Papa Bento XVI concedeu a Lugo a "perda do estado clerical, com a conseguinte perda dos direitos inerentes ao mesmo, dispensando-o ao mesmo tempo dos votos religiosos feitos na Sociedade do Verbo Divino, da obrigação do celibato e das demais obrigações que o estado clerical comporta".
Ao finalizar o comunicado, a Nunciatura no Paraguai confirmou então que "a atuação eclesiástica no caso do Sr. Fernando Lugo deveu-se exclusivamente a razões canônicas e pastorais".


Agenda Missionária

Visitas ministeriais e pregações. Estas serão as atividades do Pregador Jefferson Souza, missionário do Grupo de Oração Ágape da RCC Amapá. Confira e participe.

Segunda-feira, 25, Pregação no Grupo de Oração Cristo Bom Pastor - Paróquia Bom Pastor - Macapá/AP - 19hs

Quarta-feira, 27, Visita Ministerial aos pregadores do Grupo de Oração Corações Sobre Brasas - Igreja Santa Clara - Macapá/AP - 19hs

Sexta-feira,29, Pregação no Grupo de Oração São Paulo Apóstolo - Igreja São Paulo - Macapá/AP - 19hs

Sábado,30, Animação e Ministração de Oração no Grupo de Oração Ágape - Paróquia Jesus Bom Samaritano - Macapá/AP - 18h30

Domingo, 01, Animação da Santa Missa na Paróquia Jesus Bom Samaritano - 19hs

Agenda de Bento XVI no ano da fé

A Santa Sé divulgou ontem durante uma conferência de imprensa o calendário de eventos do Ano da Fé, a partir de 11 de outubro deste ano até 24 de novembro de 2013. Apresentamos aqui aqueles em que o Papa Bento XVI estará presente.
A abertura solene do Ano da Fé, na Praça de São Pedro em 11 de outubro de 2012, e por ocasião do 50 anos do início do Concílio Vaticano II: será uma missa concelebrada por todos os Padres Sinodais, os Presidentes das Conferências Episcopais do mundo e os Padres do Concílio ainda vivos quem puderem participar.
Em 21 de outubro de 2012, será a canonização de seis mártires e confessores da fé: Jacques Barthieu, padre jesuíta, missionário martirizado em Madagascar (1896); Pedro Calungsod, catequista leigo, mártir nas Filipinas (1672); Giovanni Battista Piamarta, sacerdote testemunho de fé na educação da juventude (1913); madre Marianne (Barbara Cope) testemunha de fé na colônia de leprosos de Molokai (1918); Maria do Monte Carmelo, religiosa na Espanha (1911); Catalina Tekakwitha, leiga indígena mohawk do Canadá, primeira santa pele vermelha, convertida ao catolicismo (1680); e Anna Schäffer, leiga da Baviera, testemunha do amor de Cristo a partir de seu leito de sofrimento (1925).
25 de janeiro de 2013: celebração ecumênica na basílica de São Paulo Fora dos Muros em caráter solene.
Sábado, 2 de fevereiro: celebração para os consagrados ao Senhor na religião, na Basílica de São Pedro.
Domingo de Ramos, 24 de março, dedicado aos jovens que se preparam para a Jornada Mundial da Juventude.
Domingo 28 de abril, dedicado aos jovens que receberão a Confirmação. O Santo Padre conferirá a um pequeno grupo de jovens.
Domingo, 5 de maio. Será dedicado à fé e à piedade popular; uma forma peculiar da fé do povo e a vida das confrarias.
A Vigília de Pentecostes, 18 de maio, é dedicada a todos os movimentos, antigos e novos, com peregrinação ao túmulo de São Pedro. "Na praça de São Pedro pediremos ao Senhor que envie-nos ainda, e em tal abundância, o seu Espírito para que se renovem os prodígios como nos primeiros dias da Igreja primitiva."
Festa de Corpus Christi, domingo 02 de junho, com uma solene adoração eucarística simultânea em todo o mundo.
No domingo, 16 de junho: testemunha do 'Evangelho da vida’ em defesa da dignidade da pessoa humana desde a concepção à morte natural.
Domingo 7 de julho.Em São Pedro: conclusão da peregrinação de seminaristas, dos noviços e noviças e daqueles que estão a caminho.
De 23 a28 de Julho: Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.
29 de setembro, dedicado aos catequistas. Recordará também os vinte anos desde a publicação do Catecismo da Igreja Católica.
Domingo, 13 de Outubro, na presença de todas as realidades marianas, para indicar que a Virgem Maria, Mãe de Deus pode realizar autênticas maravilhas.
Domingo, 24 de Novembro. Será realizada a jornada conclusiva do Ano da Fé.
Haverá muitas outras iniciativas, como as dos Dicastérios que celebrarão os 50 anos do Concílio, com várias conferências e atividades culturais.
Não faltarão grandes eventos de caráter cultural, arte, literatura e música, onde tantos homens e mulheres manifestaram genialidade e fé. Dentre estes a exposição no Castel Sant'Angelo de 7 de Fevereiro a 1 de maio com obras particulares sobre a figura do apóstolo Pedro e um grande concerto na Praça de São Pedro no sábado, 22 de Junho.
(Tradução:MEM)