segunda-feira, 9 de julho de 2012

Lançamento para oração oficial da JMJ 2013

Por Rádio Vaticana


Iniciando os eventos para a contagem regressiva para um da JMJ Rio2013 será lançada, no dia 13 de julho, a Oração Oficial da Jornada, durante a “Vigília dos Jovens Adoradores”, evento que tem reunido milhares de jovens desde sua primeira edição, em novembro de 2011.

A Vigília, organizada pelo Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013 e pelo Setor Juventude da Arquidiocese do Rio de Janeiro, acontece todas as segundas sextas-feiras de cada mês e tem como objetivos preparar espiritualmente a juventude do Rio, rezar pelos preparativos da JMJ Rio2013, pelos jovens do mundo inteiro e pelo Santo Padre. 

Por isso, neste mês de julho a Vigília será ainda mais especial, diferentemente dos outros meses, em que a Vigília é realizada dentro da Igreja de Sant’Ana, no Centro, neste mês ela começará no Largo da Carioca, às 17h30, com a apresentação de três shows: Padre Omar e as bandas Aliança de Misericórdia e Dominus. 

Às 22 horas será celebrada a Santa Missa presidida pelo presidente do COL e Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. Logo após haverá o lançamento da Oração Oficial da JMJ Rio2013. Às 23h30 será iniciada uma procissão com o Santíssimo Sacramento até a Igreja de Sant’Ana, Santuário de Adoração Perpétua do Rio de Janeiro, onde os jovens ficarão até às 6h.

O evento começará com o encerramento da Missão Thalita Kum, da Comunidade Aliança de Misericórdia, realizada desde 2009 no Rio de Janeiro, onde jovens através de dança, música e teatro evangelizam em praças, ruas e ônibus da cidade. Esta acontecerá durante toda a semana anterior à vigília. 

A cada vigília o público chega a cerca de mil jovens, e a expectativa é ainda maior para este mês. E jovens do mundo todo podem acompanhar a Vigília que é transmitida ao vivo pela WEBTV Redentor (TV web da Arquidiocese do Rio de Janeiro). 

A Jornada Mundial da Juventude é um encontro internacional de jovens para celebrar a mensagem de amor, paz e união pregada por Jesus Cristo. Idealizado pelo Beato João Paulo II, o evento teve sua primeira edição no ano de 1986, em Roma. O encontro dura aproximadamente uma semana.

Todos os anos a Jornada acontece em âmbito diocesano, celebrada no Domingo de Ramos e, com intervalos que podem variar entre dois e três anos, são feitos os grandes encontros internacionais.

A última Jornada Mundial da Juventude foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu cerca de dois milhões de mais de 190 países. O próximo encontro será de 23 a 28 de julho de 2013, na cidade do Rio de Janeiro.

O Brasil já vive o clima da Jornada, com a peregrinação da Cruz da Jornada e do Ícone de Nossa Senhora que desde o dia 18 de setembro do ano passado estão no país. Os símbolos da JMJ percorrerão todas as dioceses brasileiras e os países do Cone Sul, em preparação para a JMJ Rio2013. 

Portal Oficial da JMJ Rio2013
www.rio2013.com

Cartaz da CF 2013 é apresentado na ExpoCatólica



Por CançãoNova.com


Foi apresentado na noite da última sexta-feira, 6, na ExpoCatólica, em São Paulo, o Cartaz da Campanha da Fraternidade 2013, que tem como tema “Fraternidade e Juventude”, e lema: “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8).

Realizada no auditório Cantareira, do Expo Center Norte, a cerimônia contou com a presença de bispos, autoridades civis, sacerdotes, religiosos, jornalistas e empresários.

Para o arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, o cartaz faz um apelo ao jovem para um maior envolvimento na CF 2013 e na preparação da Jornada Mundial da Juventude Rio2013.

"O cartaz coloca em evidência a jovialidade e a alegria. Existem muitos problemas no mundo, mas os jovens olham para frente. E eles têm o direito de olhar com esperança para o futuro. Eu acredito que a Campanha da Fraternidade será uma grande contribuição para que os jovens recebam uma resposta aos seus sonhos", disse o Cardeal.

Segundo o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, o tema da CF 2013 reforça a opção da Igreja pela juventude.

"Tendo como referência a cruz de Jesus Cristo, o cartaz traz, em primeiro plano, uma jovem que demonstra alegria em resp0nder ao chamado que Deus lhe faz. A Igreja acredita nessa disponibilidade da juventude, nessa resposta do jovem que encontra na sua comunidade a abertura, a provocação e a oportunidade para um serviço à Igreja e à sociedade", afirmou o bispo.

O diretor geral das Edições CNBB, padre Valdeir Goulart disse que o lançamento oficial será realizado em agosto, em Brasília, junto com o texto base e os subsídios. "Como o cartaz já estava pronto, porque os bispos o escolheram no mês passado, decidimos apresentar na ExpoCatólica, especialmente aos meios de comunicação e aos empresários", explicou.

A Feira acontece até domingo, dia 8. Vários estandes apresentarão suas empresas e produtos no segmento religioso, no ExpoCenter Norte.

A JMJ Rio2013 também está presente no evento, com as novidades para 27ª Jornada Mundial da Juventude. Durante o evento, foram apresentados detalhes da feira em 2013 - que será no Rio de Janeiro, dias antes da JMJ - palco da realização do “Bote Fé Brasil”, evento oficial na JMJ Rio 2013. O “Bote Fé” é realizado pela CNBB todos os meses nas dioceses por onde passam os Símbolos da JMJ - a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora.

Em 2013, os dois eventos juntos, a ExpoCatólica Rio e Bote Fé Brasil ocuparão 200 mil m² do Centro de Exposições Riocentro, tendo início dentro da programação oficial da Semana Missionária e se estendendo para os dias da Jornada.

Comissão para Leigos promove Encontro Nacional


Vaticano II é inspiração para os leigos

De 02 a 04 de Novembro a Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil promove o IV Encontro Nacional de Movimentos, Associações Laicais, Serviços Eclesiais, Movimentos Juvenis, Associações nascidas dos carismas das Congregações Religiosas, Movimentos que atuam nas universidades públicas e Novas Comunidades Católicas, em Recife/PE.

AS inscrições abertas no dia 04 de julho seguem até 31 de agosto e podem ser realizadas pelo Site da CNBB no valor de R$ 32,00. O Encontro é organizado pela Comissão para o Laicato da CNBB e terá como tema central “ Concílio Vaticano II: Carisma, Compromisso, Participação e Organização” e tem como objetivos resgatar as proposições do Concílio Vaticano II e dos posteriores documentos sobre o Laicato na ótica dos Movimentos, Associações, Novas Comunidades e outras formas organizativas; bem como, articular a reflexão sobre o Concílio Vaticano II com a caminhada da Igreja no Brasil e suas Diretrizes, com a busca de Comunhão das diferentes expressões laicais e com o carisma particular de cada organização, colocando-se a serviço da Missão, respondendo as suas urgências.

Com CNBB

RENASEM Nordestão

RCC Nordeste promove Retiro para Seminaristas

A Renovação Carismática Católica através do Ministério para os Seminaristas promove de 17 a 21 de julho, na Arquidiocese de Maceió Retiro Anual para seminaristas, conhecido como RENASEM NORDESTÂO.
o objetivo fomentar nos seminaristas diocesanos e religiosos – provenientes dos vários Grupos de Oração e das novas Comunidades – a espiritualidade que despertou suas vocações conforme instrução da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Pastores Dabo Vobis, no número 68.
“a temática seguirá a dinâmica do pastoreio, com o tema: ‘Apascenta as minhas ovelhas’ (Jo 21,16) e o lema ‘Onde apascentas e leva-me a descansar, ó Amado de minha alma?’ (cf. Ct 1,7)”, afirma o Seminarista Luiz Ant^nio de Araújo Guimarães, coordenador geral do evento.
Pregadores:
Padre Thiago Henrique Soares -  reitor do Seminário São João Maria Vianney, em Palmeira dos Índios (AL);
Joel Gracioso, professor do Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil e da Faculdade de São Bento de São Paulo.
Maiores informações pelo blog www.renasemalagoas.blogspot.com.br

Congresso sobre o Ano da Fé


PUC Paraná promover evento alusivo ao Ano da Fé
De 07 a 09 de setembro a Pontificia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) sediará o Congresso sobre os 20 anos do Catecismo da Igreja Católica e o Ano da Fé. O Objetivo do evento é aprofundar a proposta do Santo Padre Bento XVI para Outubro de 2012 a Outubro de 2013. Três comissões episcopais Pastorais da CNBB estão organizando o congresso.
As inscrições abertas desde o dia 25 de junho seguem até o dia 19 de agosto e poderão ser realizada através do Site da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil no valor de R$ 100,00 o investimento. As vagas são limitadas.

Setor Universidades da CNBB promove encontro nacional


Educação e Cultura é tema central de Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (EBRUC)

O 2° Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (EBRUC) reunirá acadêmicos de todas as regiões do País para debater o tema “Educação e Cultura: areópagos da missão”, em Curitiba (PR), no período de 12 a 14 de outubro. As inscrições abertas desde 28 de junho podem ser realizadas até o dia 19 de setembro no site da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Com o lema “Falamos daquilo que sabemos, testemunhamos o que vimos”, expressão baseada no Evangelho segundo São João. O objetivo do evento segundo a organização é estimular os jovens participantes ao chamado de serem protagonistas da evangelização no meio universitário. De acordo com o Bispo referencial do Setor universidades, Dom Tarcísio Scaramussa, os jovens exercem papel prioritário na missão, recordando as palavras de Bento XVI: “Asseguro-vos que o Espírito de Jesus hoje vos convida, jovens, a serdes portadores da Boa Nova de Jesus aos vossos coetâneos. A indubitável dificuldade que os adultos têm de encontrar de maneira compreensível e convincente a classe juvenil pode ser um sinal com que o Espírito tenciona impelir-vos, jovens, a assumir esta responsabilidade. Vós conheceis os ideais, as linguagens e também as feridas, as expectativas e ao mesmo tempo o desejo de bem dos vossos coetâneos”.
Inscrição: O investimento é de R$ 75,00 (devido serviço bancário) que inclui hospedagem coletiva nas salas de aula do colégio e alimentação durante o evento. Não há limite de vagas! Atenção para o boleto que será gerado e deve ser pago dentro do prazo de 05 dias.
Fundo de Solidariedade: No ato da inscrição, o participante poderá informar se deseja colaborar com o Fundo de Solidariedade, (valor adicional à taxa de inscrição que será revertido para o custeio de passagens de universitários que tenham dificuldades de arcar com o custo da viagem até Curitiba).
Recepção: A Equipe de Apoio do 2º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos terá a alegria de recebê-lo com esmero e dedicação às suas necessidades neste importante evento. Solicitamos que entre em contato conosco através do email recepcao@setoruniversidades.org.br para informar o horário e meio de transporte de chegada em Curitiba (Caravana, Rodoviária ou Aeroporto).
Itens importantes:
• Medicamento de Uso Controlado; 
• Produtos de Higiene Pessoal;
• Colchonete e Cobertor;
• Agasalho de Frio;

EBRUC NA REDE
Site: www.ebruc.setoruniversidades.org.br
Facebook: www.facebook.com/universitarioscristaos
Twitter: @ebruc2012
Email: ebruc@setoruniversidades.org.br
Telefone: 041-3271-1397

Encontro Anual dos Responsáveis por Folhetos Litúrgicos no Brasil


De 24 a 26 de julho a Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoverá o Encontro Anual dos Responsáveis por Folhetos Litúrgicos no Brasil. O Evento acontecerá em Campos do Jordão (SP) no Hotel Vila Dom Bosco.
Os interessados em participar do encontro pode adquirir informações sobre valores de diárias e localização através do site : www.viladombosco.com.br e nos telefones (12) 3662-4217, 3664-3422 e fax (12) 3662-4060.
A Comissão Episcopal solicita ao participantes que confirmem a participação até a data do encontro, inclusive, novas inscrições poderão ser feitas durante o mesmo. Os participantes devem enviar a ficha de inscrição para o endereço: liturgia2@cnbb.org.br , aos cuidados de irmã Lúcia Silva. O e-mail de inscrição deve conter o nome completo do participante; um endereço eletrônico e telefone para contato. Também deve ser informada a cidade de origem e o folheto litúrgico do qual é representante.

Com CNBB

"Ciência não é ameaça para a fé"


Bóson de Higgs

Nesta quinta-feira, 5, o jornal do Vaticano “L’Osservatore Romano” traz em destaque a notícia da descoberta de uma nova partícula que pode ser o bóson de Higgs, anunciada pelo Centro Europeu de Investigação Nuclear (CERN).

Os dados foram divulgados na manhã de quarta-feira, num seminário em Genebra, e ainda são preliminares, mas os cientistas afirmam que a nova partícula tem características de massa e comportamento previstas para o bóson de Higgs, também conhecido como a ‘partícula de Deus’.

Leia mais
.: O que é a partícula de Deus?

Esta é considerada a mais elementar das partículas atômicas constitutivas do universo.

O “L’Osservatore” dá ressalto à comoção e ao entusiasmo com que o “pai” da pequena partícula subatômica, o físico britânico Peter Higgs, reagiu, não conseguindo segurar as lágrimas.

“Ovação de pé. A notícia é oficial: o bóson de Higgs, que explicaria porque é que todas as coisas do universo têm uma massa, existe” - assinala o cotidiano.

Em declaração à imprensa portuguesa, o Padre José Tolentino Mendonça, consultor do Pontifício Conselho para a Cultura, assegura que a Igreja Católica está acompanhando a descoberta “com entusiasmo”. O consultor do Papa Bento XVI garante que a Igreja Católica respeita a autonomia da ciência e as metodologias diferentes do caminho da busca da fé.

Questionado pela Rádio Antena 1 se estas pesquisas colocam em causa as convicções da religião, Pe. José Tolentino Mendonça responde de forma negativa, sublinhando que a ciência não é uma ameaça para a fé.

Jesus Cristo é o maior milagre do universo, afirma Bento XVI

O Angelus com o Papa Bento XVI, deste domingo, 8, foi realizado no pátio da residência apostólica de Castel Gandolfo, onde o Santo Padre passa um período de repouso, e contou com a presença de centenas de fiéis. 

O Pontífice comentou um trecho do Evangelho de São Marcos no qual Jesus retorna a Nazaré depois de um período em que pregou e realizou curas em outros lugares. Mas ao vê-lo voltar e ensinar na sinagoga, seus conterrâneos ficam escandalizados, pois o recordam como o filho do marceneiro (cf. Mc 6,2-5).

“Nenhum profeta é bem aceito em sua casa e pelo povo que o conhece! Isto é compreensível porque a familiaridade no plano humano dificulta o ‘ir além’ e abrir-se à dimensão divina” , explicou o Papa, e complementou: “Mesmo entendendo isso, Jesus se surpreendeu com a frieza com que foi recebido em Nazaré”.

Bento XVI explicou que apesar de Jesus saber que nenhum profeta é bem aceito em sua pátria, o fechamento de coração de seu povo permaneceu para Ele obscuro e impenetrável: “Como é possível que não reconheçam a luz da Verdade? Por que não se abrem à bondade de Deus, que quis compartilhar nossa humanidade?”.

Esse fechamento espiritual foi o motivo pelo qual Jesus não pôde realizar em Nazaré nenhum prodígio, tendo somente imposto as mãos a alguns doentes, curando-os.

Refletindo sobre o episódio, o Papa destacou que os milagres de Cristo “não são uma exibição de poder, mas são sinais do amor de Deus, que se concretiza aonde encontra a fé do homem”.

De fato, o homem Jesus de Nazaré é a transparência de Deus, Nele Deus habita plenamente. “E enquanto nós buscamos sempre outros sinais, outros prodígios, não percebemos que o verdadeiro Sinal é Ele, Deus feito carne, é ele o maior milagre do universo: todo o amor de Deus encerrado em um coração humano, em um rosto humano”, completou o Pontífice.


Fonte: CançãoNova.com