segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Escolas Amapaenses contra o Bullying


O Diário Oficial do Estado do Amapá assinado pelo Governador Pedro Paulo Dias, com data do dia 29 de Dezembro, publicou a instituição nas escolas públicas e particulares do Estado o programa de Combate ao Bullying.
Segundo a Lei n° 1527 "considera-se ato de bullying a agressão intencional e repetida por meio de violência física e psicológica de índole cruel, cunho intimidador e vexatório praticado por pessoa em detrimento ao bem estar do indivíduo mais fraco, menor ou pouco sociável." (ParágrafoÚnico).
As escolas deverão criar uma equipe multidiciplinar, com a participação de Professores, alunos, pais e voluntários, para a promoção de atividades informativas, de orientação, prevenção e sanção interna.
Aqueles que forem vítimas de bullying, ou seus representantes legais, poderão fazer a denúncia a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado do Amapá. O órgão poderá instaurar processo administrativo para apuração dos fatos e imposições de sanções, tais como: notificação a autoridade policial para elucidação dos fatos, averiguação de infração penal.
Para conhecer a Lei acesse o Portal www.sead.ap.gov.br e confira do Diário Oficial online de 29 de Dezembro de 2010.
Deixe seu comentário a respeito da Lei de Combate ao bullying.


Martires dos nossos tempos

Foto: Martírio de São João Batista

A Congregação para a Evangelização dos Povos, através da Agência Fides, divulgou, no dia 3 de janeiro, o balanço de violências contra religiosos no ano de 2010. De acordo com os dados, 1 bispo, 15 sacerdotes, 1 religioso, 1 freira, 2 seminaristas, e 2 leigos foram assassinados durante o ano passado.

Com esses números, há uma redução significativa comparada a 2009, que houve 37 mortes violentas, dentre elas as de 30 sacerdotes. Entre 2001 e 2010, foram assassinados 253 agentes de pastoral em todo o mundo.

Cabe destacar, pelo seu impacto internacional, em 2010, o assassinato sangrento de dom Luigi Padovese, vigário apostólico de Anatólia e presidente da Conferência Episcopal da Turquia, na véspera da viagem do papa Bento XVI a Chipre.

América

Por continentes, a América voltou a ser o mais perigoso em 2010. Nesse ano, perderam a vida 10 sacerdotes, 1 religioso, 1 seminarista e 3 leigos. Na maioria dos casos, mais uma vez o assalto foi o motivo do crime.

O maior número de assassinatos ocorreu no Brasil, onde morreram os padres Dejair Gonçalves, Rubens Almeida, Bernardo Muñiz, o seminarista Mario Dayvit Pinheiro e o leigo Epaminondas Marques. Na Colômbia, foram assassinados Román de Jesás Zapata, Herminio Calero e Luis Enrique Pineda.

Os sacerdotes mortos no México foram José Luis Puerto e Carlos Salvador Wotto. No Peru, durante o roubo de um convento franciscano, morreram o irmão Linán Ruiz Morales, OFM, e seu colaborador, Ananías Aguila.

Na Venezuela, Equador e Haiti, morreram, respectivamente, Esteban Robert Wood, o missionário polonês Miroslaw Karczewski e o agente da Cáritas Julien Kénord.

Ásia e África

Na Ásia, morreram no ano passado, 1 bispo, 4 padres e 1 freira, destacam-se como principais motivos a violência religiosa ou o acerto de contas.

Além do caso de Dom Luigi Padovese, morto em sua casa de Iskenderun por seu motorista muçulmano, que alegou motivos religiosos, destaca-se também o falecimento dos sacerdotes iraquianos Wasim Sabieh e Thaier Saad Abdal, assassinados durante o ataque à catedral sírio-católica de Bagdá.

Na China, um portador de transtornos mentais assassinou, depois de ser demitido, Joseph Zhang Shulai, vigário-geral da diocese de Ningxia, e a Irmã Maria Wei Yanhui, no asilo de Wuhai (Mongólia Interior). Na Índia, desconhecidos assassinaram cruelmente o padre Peter Bombacha.

Na República Democrática do Congo (África), foram mortos no ano passado 1 sacerdote, Christian Bakulene, e 1 seminarista, Nicolas Eklou Komla, ambos após tentativa de assalto.

A agência de notícias Fides também observou que nesse ano houve a abertura do processo de beatificação de sacerdote italiano fidei donum Daniel Badillo, que foi morto no Peru em 1997, e a beatificação do polonês Jerzy Popieluszko, mártir, assassinado por ódio à fé, em 20 de outubro de 1984, perto de Wroclawek (Polônia).

Fonte: Zenit.org

Exorcismo contra a violência


Igreja denuncia influência do satanismo nas gangues de traficantes
A formação de exorcistas da Igreja Católica poderia ser uma das contribuições para enfrentar o clima de violência generalizada criado pelas gangues de traficantes que disputam território em várias partes do país e, em muitos casos, estão sujeitas a influências decididamente satânicas.

Estas foram as declarações divulgadas recententemente à imprensa pelo sacerdote Pedro Mendoza Pantoja, coordenador dos exorcistas que desempenham o seu ministério no vasto território da Arquidiocese de Cidade do México.

A ideia é que a Igreja Católica possa combater a onda de insegurança que causou 12 mil vítimas em 2010, e que, em quatro anos, chegou a 30 mil pessoas assassinadas, a maioria delas como "acerto de contas" entre gangues criminosas.

O Pe. Mendoza foi enfático ao afirmar que "uma das maneiras de combater a violência no México é promovendo a fé, falando muito mais de Deus e muito menos do diabo".

Em muitas prisões e investigações sobre os grupos armados e gangues de traficantes de drogas, foram demonstradas influências diabólicas entre os seus membros, assim como mutilações, decapitações e assassinatos "rituais" de pessoas da sociedade, de inimigos de outras gangues e de autoridades policiais.

Outra forma de combater a violência no México, de acordo com o Pe. Pedro Mendoza Pantoja, é "a criação de grupos de oração, para salvar as pessoas que foram influenciadas pelo mal e que podem, às vezes, cometer atos violentos contra a sua vontade".

Para o sacerdote, "a violência facilita que o diabo possa influenciar as pessoas e por isso é preciso frear sua ação específica".

A arquidiocese tem visto aumentar a atividade dos sacerdotes exorcistas a está procurando que haja um sacerdote encarregado dos exorcismos nos principais templos da Cidade do México.

"Satanás tem muitas maneiras de influenciar as pessoas e (essa influência) é mais fácil naqueles que recorrem à bruxaria, ao ocultismo e aos ritos espíritas", acrescentou Mendoza Pantoja, afirmando que "algumas pessoas se afastam de Deus e buscam a magia, a saída mais fácil dos problemas".

Fonte: Zenit.org

Bento XVI pede redescoberta da “beleza de ser batizado”

O Papa pediu aos católicos que promovam uma redescoberta da beleza de ser batizados.O pontífice falou neste domingo, ao rezar o Angelus com os peregrinos na praça de São Pedro.

O Papa recordou, no dia que a Igreja celebra esta festividade, que o Batismo do Senhor evidencia que Jesus “é realmente o Messias, o Filho do Altíssimo, que, saindo das águas do Jordão, restabelece a regeneração no Espírito e abre, a todos que o querem, a possibilidade de se tornar filhos de Deus”.

“Não por acaso, de fato, cada batizado adquire o caráter de filho a partir do nome cristão, sinal inconfundível de que o Espírito Santo faz nascer ‘de novo’ o homem, a partir do seio da Igreja.”

Segundo Bento XVI, o Batismo “é o início da vida espiritual, que encontra sua plenitude por meio da Igreja”.

O pontífice chamou a atenção para a necessidade dos pais e padrinhos comprometerem-se a promover a formação e educação cristã das crianças.

“É esta uma grande responsabilidade, que deriva de um grande dom”, disse.

“Gostaria de encorajar todos os fiéis a redescobrir a beleza de ser batizados e pertencer à grande família de Deus e a dar testemunho alegre da própria fé, a fim de que esta gere frutos de bem e de concórdia”, afirmou o Papa.

Na audiência deste domingo, 09, na oração Mariana do Angelus o Santo Padre falou sobre a importância do Sacramento do Batismo.


Caros irmãos e irmãs!

Hoje a Igreja celebra o Batismo do Senhor, festa que encerra o tempo litúrgico do Natal. Este mistério da vida de Cristo mostra visivelmente que a sua vinda na carne é o ato sublime de amor das Três Pessoas divinas. Podemos dizer que a partir deste solene evento, a ação criadora, redentora e santificadora da Santíssima Trindade será cada vez mais manifesta na missão pública de Jesus, em seu ensinamento, nos milagres, na sua paixão, morte e ressurreição. Lemos, de fato, no Evangelho segundo São Mateus, que, “depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água, e o céu se abriu. E ele viu o Espírito de Deus descer, como uma pomba, e vir sobre ele. E do céu veio uma voz que dizia: ‘Este é o meu Filho amado; nele está meu pleno agrado’” (3, 16-17).

O Espírito Santo "habita" no Filho e nele testemunha a divindade, enquanto a voz do Pai, vinda dos céus, exprime a comunhão de amor. "A conclusão da cena do batismo nos diz que Jesus recebeu esta ‘unção’ autêntica, que ele é o Ungido [Cristo] esperado" (Jesus de Nazaré, Milão, 2007, 47-48), confirmando a profecia de Isaías: "Eis o meu servo, dou-lhe o meu apoio. É o meu escolhido, alegria do meu coração” (Is 42, 1). É realmente o Messias, o Filho do Altíssimo, que, saindo das águas do Jordão, restabelece a regeneração no Espírito e abre, a todos que o querem, a possibilidade de se tornar filhos de Deus. Não por acaso, de fato, cada batizado adquire o caráter de filho a partir do nome cristão, sinal inconfundível de que o Espírito Santo faz nascer "de novo" o homem, a partir do seio da Igreja. O beato Antonio Rosmini diz que "o batizado sofre uma secreta, mas fortíssima operação, pela qual ele é levado à ordem sobrenatural, é colocado em comunicação com Deus" (Del principio supremo della metodica…, Torino 1857, n. 331). Tudo isso foi novamente vivido nesta manhã, durante a celebração eucarística na Capela Sistina, onde conferi o sacramento do Batismo a 21 recém-nascidos.

Caros amigos, o Batismo é o início da vida espiritual, que encontra sua plenitude por meio da Igreja. Na hora propícia do Sacramento, enquanto a comunidade eclesial reza e confia a Deus um novo filho, os pais e os padrinhos comprometem-se a acolher o recém-batizado, sustentando-o na formação e na educação cristã. É esta uma grande responsabilidade, que deriva de um grande dom! Portanto, gostaria de encorajar todos os fiéis a redescobrir a beleza de ser batizados e pertencer à grande família de Deus e a dar testemunho alegre da própria fé, a fim de que esta gere frutos de bem e de concórdia.

Peçamos a intercessão da Beata Virgem Maria, Auxílio dos cristãos, a quem confiamos os pais que estão se preparando para o batismo de seus filhos, bem como catequistas. Toda a comunidade participa da alegria do renascimento pela água e pelo Espírito Santo!

Fonte: Zenit.org

Liberdade de Culto: Um das maiores direitos humanos


A Rádio Vaticana noticiou neste sábado, 08, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel fez um apelo, em sua mensagem semanal na Internet, em favor da liberdade de religião que, para a governante alemã "é um dos maiores direitos humanos".
"Todos estamos comprometidos na defesa da liberdade de confissão, como na defesa da liberdade de pensamento, de imprensa e demais liberdades básicas" – disse Merkel, em sua mensagem.
A declaração da chanceler teve motivação o atentado do dia 31 de Janeiro contra uma igreja cristã copta, em Alexandria, Egito, no qual morreram 23 pessoas.
Segundo a Rádio Vaticana, após o atentado várias comunidades coptas no mundo, inclusive na Alemanha, receberam proteção policial para suas celebrações natalinas.
Os coptas ortodoxos seguem o calendário juliano e, por isso, celebram o Natal no dia 7 de janeiro.
"Por isso – sublinhou – é nosso dever ajudar as pessoas a viverem em paz e terem liberdade de confissão; e não apenas os fieis cristãos, mas os fieis de todas as religiões" – frisou a governante alemã.
A opinião e manifestação da chanceler alemã é um grande reforço na Mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial da Paz, 01 de janeiro, em que ele aborda a liberdade religiosa.