sábado, 31 de outubro de 2009

Amor e Perdão aos Irmãos

Pregação ministrada na Reunião de Oração do Grupo de Oração Ágape, na Paróquia Jesus Bom Samaritano, residência n°. 273, Rua Raimundo de Ataide Peres, todos os Sábados, as 19hrs.
____________________________________



Fomos criados a imagem e semelhança do Deus de Amor (cf. Gn 1,26; I Jo 4, 8). Por isso, também nós devemos ser sinal deste amor uns para com os outros.
Nossa resposta ao Amor de Deus por nós é amá-Lo verdadeiraremente e amar ao nosso próximo, assim resumiu Jesus a Lei. Devemos ser fieis cumpridores de Sua Palavra que nos manda e nos ensina a amar. Portanto, Deus deseja nos reiniciar no amor aprendendo a amar e a perdoar os irmãos.
Nisto consiste o Amor:
" Caríssimos, amemos-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus porque Deus é amor!" ( I Jo 4, 7-8 ).

Somos capazes de amar de verdade porque conhecemos a Deus. É Ele que nos ensina a amar que forma pura, sincera e verdadeira, isso nos ensina a Palavra. Somos nascidos do Pai e o conhecemos por Seu Filho Jesus Cristo. Desta forma, amar está impetrado em nosso coração e impresso em nossa vida.
"...se Deus assim nos amou, também nós nos devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos mutualmente, Deus permanece em nós e o seu amor em nós é perfeito." (I Jo 4, 11-12)
Também nós devemos amar uns aos outros. Jesus, por amor foi até ao calvário. Sofreu o martírio da Cruz, por amor! Se o Filho se entregou no madeiro por amor ao seu próximo (a humanidade) também nós devemos nos entregar e nos disposmos ao máximo ao próximo por amor. Mesmo que este seja um inimigo, mesmo que nos tenha ofendido, traido, abandonado, descepcionado, nos fez sofrer...amar é a solução para aqueles que amam e conhecem a Deus.
Já bem nos ensinou o Apóstolo Paulo: " O Amor é paciente. o amor é bom. Não tem inveja. O Amor não é orgulhoso. Não é Arrogante. Nem escandaloso. Não busca seu próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa. tudo crê, tudo espera, tudo suporta." (I Cor 13, 4 - 7).
Irmãos, é impossível amar a Deus e não amar o próximo, nosso semelhante, aquele que está ao nosso lado, trabalha, estuda, caminha ou vive conosco.
"Se alguém disser: 'amo a Deus', mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê. Temos de Deus este mandamento: o que amar a Deus, ame também a seu irmão." (I Jo 4, 20 - 21)João nos mostrar te aprendido a grande lição do Mestre Jesus. Ele vei nos ensinar a ama! 
O que é amar senão viver o amor de Deus no cuidado, na afeição, na compaixão, na misericórdia, no querer bem o outro.
" Progredi na caridade (Amor), segundo o exemplo de Cristo, que nos amou e por nós se entregou a Deus como oferenda e sacrifício de agradável odor." ( Ef 5, 2)
 


O Perdão é a chave para se viver o perfeito amor aos irmãos. Quando Jesus vai ensinar os discípulos a orar Ele lhes ensina: " .. perdoai nosso pecados, pois também nós perdoamos àqueles que nos ofenderam;.." (Lc 11, 4)
Quem ama perdoa e pede perdão! 
Deus ama e perdoa os homens de suas faltas na oração de Jesus ( O Pai-Nosso). Contudo, há a condição de se perdoar também. O perdão é dado a medida que se perdoa também.
O Perdão e o Amor andam de mãos dadas, sempre juntas. Nem sempre acertamos com aqueles que nos amam ou amamos...assim como... nem sempre eles acertam conosco...por isso..devemos perdoar e pedir perdão.
Perdoar é amar por inteiro não impostando-se com os erros, defeitos, as falhas, com as limitações que muitas vezes obscurecem o amor e os relacionamentos. Perdoar é ser capaz de amar dizendo: " eu acredito que você pode ser alguém melhor!"
Um dia ... " então Pedro se aproximou e disse: ' Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão, quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?' Respondeu-lhe Jesus: ' Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete!'".(Mt 18, 21 - 22) ou seja: SEMPRE! 
O Perdão é uma moeda de duas faces: hoje eu preciso perdoar. Ou hoje eu preciso pedir perdão.
Perdoar e pedir perdão na família,  aos irmaos de comunidade, aos amigos e inimigos, etc.
Assim nos ensina o Apóstolo : "Não se ponha o sol sobre o vosso recentimento...
Perdoai-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou, em Cristo". (Ef 4, 26b.32b)
Desta forma amemos sempre e sem medida. Perdoemos sempre e sem reserva! 

Jefferso Souza
Pregador 
Coordenador e Missionário do Grupo de Oração Ágape