segunda-feira, 30 de julho de 2012

Festival da juventude em Medjugorje

Divulgação: 23 Festival Internacional da JuventudeMedjugorje Today
"Mais que expectadores, viver com intensidade os momentos de oração", orienta vidente.
 Por Jefferson Souza, com Medjugorje Today

De 1 a 6 de agosto acontecerá em Medjugorje a 23° edição do Festival Internacional da Juventude. Milhares de jovens de todas as partes do mundo estão sendo esperados para esta edição que traz como reflexão a proposta do Papa Bento XVI referente ao Ano da Fé: "Senhor, aumenta a nossa Fé!" (Lucas 17.5). 

Movida pelos preparativos para o Festival, a vidente Marija Pavlovic falou aos jovens no ultimo dia 25 de julho em entrevista a Rádio Maria, destacando o sentido do festival e convidando-os a serem muito mais que espectadores do evento, mas viverem cada momento dedicado a oração e a contemplação da fé. 

Marija Pavlovic-Mijatovic/Foto Medjugorje Today
“Aqui você vai encontrar pessoas rezando no campo ou apenas caminhando e rezando o terço e você está pensando: então eu vou rezar muito. Não basta assistir. Lembro-me (do antigo pároco de Medjugorje, frei Slavko) nos dias de padre Slavko nós rezávamos até mesmo atrás de um arbusto ou das rochas na colina das aparições.” afirmou a vidente.

Marija destacou ainda que os peregrinos para rezar "podem usar uma das Suas mensagens, a Sagrada Escritura, a vida dos santos para sentir Deus e a Sua presença. Use os Salmos, nós nos apaixonamos pelos Salmos, eles fluem em nossos corações. Nós sentimos que eram uma oração contínua. É esta oração contínua possível? Ela está esperando por vocês em Medjugorje “. 

Na ocasião a vidente de Medjugorje fez lembrança quanto ao seu encontro com Nossa Senhora na Juventude e neste período de sua vida o inicio das aparições na cidade. “Ela (Nossa Senhora) guiou diversos grupos. O primeiro foi para as famílias, para que as famílias cheguem a rezar juntos. Em seguida, um pouco de cada vez Ela começou com um grupo de jovens, e seguimos em frente porque nós estávamos tomados por esta experiência – que era uma consequência natural por termos aparições. Eles pegavam os nossos corações, nossas mentes, a nossa pessoa inteira. Às vezes a gente rezava a noite inteira.” Marija relembrou.

Foto: Os videntes/Medjugorje Today
As aparições

As aparições de Nossa Senhora em Medjugorje iniciaram no dia 24 de junho de 1981,  festa de São João Batista, à duas jovens moças, Ivanka Ivankovic de 15 anos de idade e  Mirjana Dragicevic de 16 anos, que passeavam pelo local chamado monte Podbrdo. Ao olhar para a colina, Ivanka viu uma figura luminosa que ela imediatamente reconheceu como sendo a Virgem Maria e apresentou o que via a amiga. As aparições seguiram até o dia 01 de julho daquele ano,  juntando-se as duas jovens, Marija Pavlovic-Mijatovic, Ivan Dragicivic, Ivana Ivankovic-Elez e Jakov Colo. 

Marija, Ivan e Vicka ainda têm aparições diárias da Virgem Maria, enquanto as aparições diárias cessaram de Mirjana (em 1982), Ivanka (em 1985) e Jakov (em 1998). Cada um desses videntes tem uma aparição por ano.  

As aparições de Nossa Senhora com o titulo de "Medjugorje" ou de "Rainha da Paz" acontecem todos dos dia 25 de cada mês e, adicionalmente, Mirjana tem uma aparição extraoridnária pública no dia 2 de cada mês.

Mensagem de Nossa Senhora do dia 25 de julho de 2012 a Marija Pavlovic-Mijatovic

“Queridos filhos ! Hoje os convido ao bem. Sejam portadores da paz e bondade neste mundo. Rezem para que Deus possa dar força aos seus corações e em suas vidas reinem sempre a esperança e orgulho, porque vocês são filhos de Deus e portadores da Sua esperança a este mundo que está sem alegria no corações e sem futuro, porque não abrem os corações a Deus que é a salvação de vocês. Obrigada por terem respondido ao Meu chamado.”

Vaticano e Medjugorje

Atualmente o fenômeno de aparições de Medjugorje é acompanhado por um dicastério  no Vaticano  através da Congregação para a Doutrina da Fé constituída em 2010 e composta por Cardeais, Bispos, peritos e especialistas. A atenção da Santa Sé ao fato dar-se desde o início dos acontecimentos com duas comissões, diocesana e da então Conferência Episcopal Iugoslávia que não terminaram os processos investigativos a que se sujeitaram visto a dissolução do país e mudança geo-politica local forçando o Vaticano a tal decisão. Medjugorje, pertence a Bósnia, no Leste Europeu.

Bento XVI começa contagem regressiva para JMJ-Rio2013

Contagem regressiva para Jornada Mundial da Juventude Rio-2013 começou também no Vaticano.
Por Rádio Vaticano


Após a oração mariana do Angelus este domingo, em Castel Gandolfo, o Papa Bento XVI recordou que daqui um ano, exatamente neste período, se realizará a 28a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. 

“Trata-se de uma preciosa ocasião para muitos jovens de experimentar a alegria e a beleza de pertencer à Igreja e de viver a fé. Aguardo com esperança este evento e desejo encorajar os organizadores e agradecer-lhes, especialmente a Arquidiocese do Rio de Janeiro, pelo empenho em preparar com diligência a acolhida aos jovens que, de todo o mundo, participarão deste importante encontro eclesial.”

No Rio de Janeiro, conclui-se este domingo a pré-Jornada “Preparai o caminho” – uma iniciativa de três dias para marcar a contagem regressiva de um ano para o evento de 2013.

A programação começa com as presenças do Monsenhor Jonas Abib e Luzia Santiago, da Comunidade Canção Nova. A pregação será feita pelo padre Reginaldo Manzontti, seguida pela apresentação do Marcos Frota Circo Show. À tarde, segue o show do padre Omar – que lança CD em parceria com Diogo Nogueira – e a Missa de Encerramento. 

No sábado, centenas de jovens receberam a imagem de Nossa Senhora Aparecida, levada pelas mãos do Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis.

“Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, é também a primeira patrona da JMJ Rio 2013. E é com muito prazer que o Santuário Nacional doa a réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida para a Arquidiocese do Rio de Janeiro”, afirmou Dom Raymundo, ao entregar a imagem ao Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.

O Reitor do Santuário Nacional de Aparecida, Padre Darci Nicioli, falou sobre a importância da Consagração dos jovens à Nossa Senhora e, na ocasião, também e recordou que o título de ‘Padroeira do Brasil’ foi dado a Nossa Senhora em 1931, na cidade do Rio de Janeiro.

“Se estivermos juntos com Maria, estamos juntos com Jesus, pois a missão de Nossa Senhora é nos apresentar Jesus, essa é a missão da Padroeira. Se estivermos perto dela, nós estaremos perto de Jesus. Nós temos fé que a Jornada Mundial da Juventude será um grande sucesso porque a Mãe Aparecida está com a juventude”, disse o reitor do Santuário Nacional de Aparecida.