segunda-feira, 25 de março de 2013

Católicos e Ortodoxos celebram Páscoa juntos



Famílias compostas pelos dois grupos de cristão poderão celebrar a páscoa juntos.
Por Jefferson Souza - Para Portal Ecclesia 

Em 2013 o Patriarcado Latino de Jerusalém, cuja jurisdição se estende a Israel, Palestina, Jordânia e Chipre, celebrará a Páscoa seguindo o calendário juliano, o mesmo utilizado pelos cristãos ortodoxos.

De acordo com a orientação da Assembleia dos Ordinários daTerra Santa (AOCTS), de 15 de outubro de 2012, em dois anos (2015) todos os católicos de rito oriental e latino das diocese da Terra Santa adotarão o calendário depois da publicação do decreto definito aprovado pela Santa Sé, sem data prevista ainda. Católicos e ortodoxos celebrarão a Páscoa no dia 05 de maio.

Bispo sul-coreano afirma que Papa Francisco inspira conversões no país



Sul-coreanos veem a "beleza da Igreja Católica"
Por Jefferson Souza - Para o Portal Ecclesia
 
De acordo com o bipo de Daejon, Coreia do Sul, Dom Lazzaro You Heung Sik, a simplicidade e carisma do Papa Francisco tem inspirando coreanos a procurarem bispos e padres de comunidades católicas locais com o desejo de iniciar um caminho de conversão.

Em entrevista a "Agência Asia News", o prelado afimou que a eleição do Papa Francisco, bem como a renúncia de Bento XVI "são as sementes de conversão. Todos este eventos foram compreendidos e bem aceitos". Segundo o ele, os coreanos "tem visto mais uma vez a beleza da Igreja Católica."

Homilia do Papa na missa deste Domingo de Ramos, início da Semana Santa

Foi celebrada na manhã deste domingo na Praça São Pedro, no Vaticano, a santa missa do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, que dá início à Semana Santa. A missa, presidida pelo Santo Padre, foi precedida pelo rito da Procissão de Ramos, que recorda a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém. A seguir, na íntegra, a homilia do Papa Francisco:
1. Jesus entra em Jerusalém. A multidão dos discípulos acompanha-O em festa, os mantos são estendidos diante d’Ele, fala-se dos prodígios que realizou, ergue-se um grito de louvor: «Bendito seja o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas!» (Lc 19, 38).

Papa Francisco exorta fiéis a permanecerem na alegria e marca encontro com os jovens no Rio de Janeiro

"Jamais sejam homens e mulheres tristes: um cristão jamais pode sê-lo!"
Fonte: Rádio Vaticano

Uma multidão de fiéis e peregrinos participou esta manhã, na Praça São Pedro, no Vaticano, da celebração do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor – que dá início à Semana Santa. A missa, presidida pelo Santo Padre, foi precedida pelo rito da Procissão de Ramos, que recorda a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém.

Na homilia, o Papa Francisco recordou que "Jesus entra em Jerusalém", e logo em seguida explicou que "entra como rei, mas segundo a ótica de Deus e não dos homens: "o seu trono real é o madeiro da Cruz", frisou o Santo Padre, acrescentando: "este é Jesus".